
• Presencial
Meliponicultura Sustentável: Conservação Ambiental e Valorização Socioeconômica das Abelhas Sem Ferrão
Data: 10/03/2025 a 11/03/2025. Segunda-feira, Terça-feira.
Horário: 09:00 às 16:00.
Descrição
Descubra o fascinante mundo das abelhas nativas com nosso curso de meliponicultura! Esta arte milenar combina conhecimento ancestral com tecnologia moderna, oferecendo uma jornada prática e teórica. Aprenda a conservar e integrar técnicas na agricultura, enquanto valoriza esses polinizadores essenciais para o equilíbrio dos ecossistemas.
Nosso curso mergulha você no universo das abelhas sem ferrão, transformando cada colmeia em uma oportunidade de proteger o meio ambiente e promover a biodiversidade. Desenvolva habilidades sustentáveis para manejar esses incríveis insetos e desfrute de um mel puro e exclusivo, direto da natureza.
Objetivo
Aprender sobre a meliponicultura e sua integração com os meios urbanos e rurais.
Metodologia
50% do curso será teórico e 50% prático, no meliponário da Escola de Agroecologia de Parelheiros.
Bibliografia
SPINOSA, W. A. et al. Extensão inovadora para agregação de renda à cadeia produtiva de
mel de abelhas-sem-ferrão. Revista Caminho Aberto. Londrina, A.8, n.15, 31 mai. 2021.
VENTURIERI, G. C. Conservação e geração de renda: meliponicultura entre agricultores
familiares da Amazônia oriental. IN: ENCONTRO SOBRE ABELHAS, VII, 2006. Ribeirão
Preto, SP. Anais, Ribeirão Preto, 2006.
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/atencao_basica/index.php?p=346634
https://www.embrapa.br/meio-ambiente/abelhas-nativas#
https://www.pmerechim.rs.gov.br/noticia/18654/semana-de-meio-ambiente-instalado-meliponario-na-escola-jaguarete
https://sigam.ambiente.sp.gov.br/sigam3/Default.aspx?idPagina=15713
https://abelha.org.br/abelhas-sem-ferrao/
https://maniadehistoria.wordpress.com/2022/02/11/historia-das-abelhas/
https://semil.sp.gov.br/educacaoambiental/prateleira-ambiental/fichas-de-identificacao-das-abelhas-paulistas/
https://www.pmerechim.rs.gov.br/noticia/19003/mais-que-mel-um-projeto-integrado-de-saude-mental-sucesso-com-o-meliponario-no-caps-renascer
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/noticias/?p=342073
AMANO, K.; NEMOTO, T.; HEARD, T.A.. What are stingless bees, and why and how to use them as crop pollinators. Jarabaraq, vol 34, n. 3, p. 183-190, 2000.
CARVALHO, G.A.; SILVA, A.C. DA; NUNES-SILVA, C.G.;FREIRE, D. DA C.B.; COROS, L. Meliponicultura na Amazônia. In: V Encontro sobre Abelhas, 5. Anais... Ribeirão Preto. 2002. p. 288.
CONAMA, 2007. Resolução n. 346, de 16/08/04. Disponível em: .Acesso em: 4 fev. 2007.
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/noticias/?p=342073
https://www.embrapa.br/documents/1355163/39571288/Biologia+ASF+Roteiro+te%C3%B3rica_1.pdf/d45ad0d1-8d2c-1f4c-584c-173085eb5945
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/166288/1/CriacaoAbelhaSemFerrao.pdf
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CPATSA-2010/41638/1/OPB2512.pdf
https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/47942892/mel-de-abelhas-sem-ferrao-pesquisado-pela-embrapa-foi-ingrediente-no-programa-masterchef-brasil#:~:text=e%20corpo%20%C3%A1cido.-,O%20pesquisador%20explica%20que%20as%20abelhas%20colhem%20o%20n%C3%A9ctar%20nas,resinas%20de%20plantas%20da%20regi%C3%A3o.
https://www2.ufrb.edu.br/insecta/images/publicacoes/meliponicultura/Serie%20Meliponicultura%20n.8.pdf
https://google.com/maps/place/S%C3%A3o+Paulo,+SP/@-23.6814346,-46.9249615,97192m/data=!3m1!1e3!4m6!3m5!1s0x94ce448183a461d1:0x9ba94b08ff335bae!8m2!3d-23.5557714!4d-46.6395571!16zL20vMDIycGZt?entry=ttu
https://www.funbio.org.br/bolsa_funbio/efeitos-da-urbanizacao-na-comunidade-de-abelhas-nativas/#:~:text=Diferentes%20componentes%20dos%20ambientes%20urbanos,atuar%20como%20locais%20de%20ref%C3%BAgios.
https://www.funbio.org.br/wp-content/uploads/2020/05/Karla-Palmieri-Projeto-de-Pesquisa-1.pdf
Banaszak-Cibicka, W., Fliszkiewicz, M., Langowska, A., & Żmihorski, M. (2018).
Body size and wing asymmetry in bees along an urbanization gradient. Apidologie,
49(3), 297-306.
Bates, A. J., Sadler, J. P., Fairbrass, A. J., Falk, S. J., Hale, J. D., & Matthews, T. J. (2011). Changing bee and hoverfly pollinator assemblages along an urban-rural gradient. PloS one, 6(8), e23459.
https://famez.ufms.br/files/2019/12/IMPACTOS-CAUSADOS-POR-Spathodea-campanulata-SOBRE-ABELHAS.pdf
https://www.abrainc.org.br/sustentabilidade-e-urbanismo/2023/02/13/planejamento-urbano-esta-na-linha-de-frente-da-crise-climatica
https://www.funverde.org.br/blog/28-imagens-mostram-algo-assustador-que-esta-acontecendo-no-mundo/
https://super.abril.com.br/comportamento/imagens-da-nasa-mostram-mudancas-assustadoras-no-planeta
https://revistacultivar.com.br/artigos/abelhas-polinizadoras-importantes-para-a-agricultura-brasileira#:~:text=As%20culturas%20que%20foram%20citadas,%2C%20camu%2Dcamu%20e%20acapu.
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/142289/1/Botton-Avindima-n8-v79-nov-2015.pdf
Conteúdo programático
1. Conceitos e histórico da Meliponicultura;
2. Biologia Geral;
3. Ecologia urbana;
4. Integração com os sistemas agroecológicos.
Coordenação
José Francisco Armelin
Facilitação
Bruno Rocha da Silva
Ambientalista, graduado em ciências biológicas, meliponicultor, certificado pela USP em meliponicultura e ciência cidadã e pela EMBRAPA na criação de abelhas sem ferrão. Desde 2022, atua com educação ambiental na Secretaria do Verde e Meio Ambiente, na Divisão de Gestão de Parques Urbanos (DGPU) e atualmente está na UMAPAZ na Divisão de Projetos em Educação Ambiental, atuando como coordenador da Escola de Agroecologia de Parelheiros (EAP) na Coordenação de Educação Ambiental (CEA UMAPAZ) da SVMA/PMSP.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
.jpg)
.jpg)


.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
Sobre
Público: Livre
Vagas: 130.
Endereço: Estrada da Colonia Mário Reimberg Christe, 2500.
Certificado: 75% de presença
Necessidade de inscrição: Sim.
Dias da semana: 10/03/2025 e 11/03/2025