Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

MINI-CURSO JARDIM DE CHUVA: Solução Regenerativa para as Cidades

Minicurso • Presencial

MINI-CURSO JARDIM DE CHUVA: Solução Regenerativa para as Cidades

Data: 11/06/2025 a 02/07/2025. Quarta-feira.
Horário: 14:00 às 16:30.

 

Descrição

O jardim de chuva é uma área rebaixada que recebe, retêm e infiltra a água de chuva, reduzindo o risco de alagamentos e contribuindo para a recarga do lençol freático. As plantas utilizadas tratam a poluição difusa, atraem a fauna e melhoram o microclima, entre outros benefícios.

O jardim de chuva é uma das tecnologias dentre as Soluções Baseadas na Natureza – SbN e dos Sistemas Urbanos de Drenagem Sustentável-SUDS, e já figura como política pública na cidade de São Paulo.

Objetivo

Serão apresentados o arcabouço conceitual, as diferentes tipologias de jardim de chuva para áreas urbanas e a vegetação indicada; as políticas, ações e práticas implantadas na cidade de São Paulo envolvendo diferentes atores – poder público, coletivos, ativistas.

Bibliografia

Conteúdo programático

- Dia 11/6:  Aula 1 – 14:00hs às 16:30hs
Conceito, tipologias e elementos básicos para projeto e execução de um jardim de chuva

Facilitadores:
Caio Silva Ferraz
Roteirista, diretor audiovisual e influenciador digital. Foi diretor e roteirista do documentário média-metragem “Entre Rios”, referência no debate da história dos rios na cidade de São Paulo, da websérie Volume Vivo, entre outros documentários sobre a temática. Sua pesquisa atual tem como objeto a relação entre água, vegetação e clima. É diretor da plataforma de educação sobre a água, Interdependência e autor do Guia Prático de Jardins de Chuva nas Cidades, em colaboração com Guilherme Castagna da Fluxus Design Ecológico

Riciane Pombo
Arquiteta Urbanista fundadora da Guajava Arquitetura da Paisagem e Urbanismo. Especialista em projetos de arquitetura e planejamento ambiental e urbano, como parques, praças e restauração de rios, sistemas de drenagem para bacias hidrográficas aplicando princípios de infraestrutura verde e Soluções Baseadas na Natureza – SBN. Desenvolvimento de materiais técnicos e didáticos sobre SBN para profissionais acadêmicos e do poder público como prefeituras e governos, bem como para organizações sociais e populações diversas.
  
- Dia 18/6:  Aula 2 – 14:00hs às 16:30hs
Diversidade da flora nativa para uso em jardins de chuva

Facilitador:
Ricardo José Francischetti Garcia
Biólogo, atua na Prefeitura de São Paulo desde 1986 na área ambiental. Doutor em Botânica pela USP, curador do Herbário Municipal – PMSP.
 
- Dia 25/6:  Aula 3 – 14:00hs às 16:30hs
A Infraestrutura Verde como uma gentileza urbana na paisagem da cidade

Facilitadores:
André Graziano
Arquiteto e Urbanista, formado pela FAU-USP, com mestrado em Paisagem e Ambiente também pela FAU-USP e doutorado (A Paisagem Educativa) pela Faculdade de Educação da UNICAMP junto ao projeto "Patrimônio Cultural Rural Paulista" (IFCH-UNICAMP). Foi Conselheiro titular do Conselho Estadual de Meio Ambiente – CONSEMA/SMA (2013/2016), Conselheiro Titular do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU/SP (2015-2017), Vice-Presidente e Diretor Financeiro da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas – ABAP (2018-2022). É Diretor de Sustentabilidade da Pedra Verde Saneamento Ambiental e Diretor de Inovação da Urbancare – Criatividade Urbana. Com atuação Paisagística em esfera pública, pela Prefeitura de Campinas (2003-2004) e pela Prefeitura de São Paulo (2005-2010), tendo sido Assessor Especial da Subprefeitura Sé e um dos responsáveis pelo Programa Gentileza Urbana (2019-2021) que contempla inúmeras ações de Infraestrutura Verde na região central da capital. Ocupou a função de Gerente de Desenho Urbano da SPUrbanismo com foco em ações de requalificação espacial e urbana, infraestrutura verde e paisagismo até maio de 2022 e mantém-se ativo como sócio fundador da Licuri Paisagismo, empresa especializada em projetos de paisagismo e assessoria especializada em ações ambientais, paisagísticas e educativas desde sua criação em 2003.

Rodrigo Silva
Biólogo pela Universidade Ibirapuera - UNIB. Atuou como Administrador de Parque, Gestor de Parque Natural e Coordenador de Parques da Zona Sul, na Secretaria do Verde e do Meio Ambiente – SVMA. Atuou também como fiscal dos contratos de conservação de áreas verdes na Subprefeitura de Santo Amaro (Prefeitura da Cidade de São Paulo). Atuou ainda, como assessor ambiental do gabinete da Subprefeitura Sé (Prefeitura da Cidade de São Paulo). Atualmente é biólogo contratado pela EGIS-GROUP.

Carol Prado
Jornalista especialista em Marketing Político e Comunicação Pública Governamental pela Universidade de São Paulo. Atuou como repórter do Diário Oficial do Estado e assessora no Governo de São Paulo, na Subprefeitura Sé, Secretaria Municipal de Cultura e na SPUrbanismo (Prefeitura da Cidade de São Paulo). Atualmente é assessora especial do gabinete da Subprefeitura Sé.

- Dia 02/07: Aula 4 – 14:00hs às 16:30hs
Visão Sistêmica, Governança e Gestão Compartilhada para jardins de chuva

Facilitadora:  
Lara Freitas
Biourbanista, doutoranda no Programa Ambiente e Sociedade do NEPAM/Unicamp. Mestre em Gestão Urbana, permacultora. Cofundadora do Programa Permanente Ecobairro (que nasce em 2004), atual diretora-presidente do Instituto Ecobairro Brasil. Diretora associada na Paisagem Design Regenerativo, especialista em Ecobairros e Design Socioecológico para culturas regenerativas. Facilitadora certificada do Gaia Education, tutora do GEDS-Gaia Education Design para Sustentabilidade/Design Ecológico e Design Studio, e do Projeto Municipalities in Transition – MiT, e coordenou a aplicação da metodologia do One Planet Living/Bioregional para cocriação do Plano de Ação Climática em Vila Mariana. Fez parte da Comissão Municipal ODS da cidade de São Paulo no mandato 2022-2024, e atualmente é Conselheira Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura da Paz da Subprefeitura Vila Mariana, responsável pela concretização da Agenda 2030 localmente.

 

Elisa Ramalho Rocha

Arquiteta e Urbanista pela FAU Mackenzie (2004), Designer de Sustentabilidade e Regeneração pelo Gaia Education (2018); mestranda em Gestão Urbana e Sustentabilidade pela USJT; voluntária do Programa Permanente Ecobairro desde 2012, nucleadora de Ecologia a partir de 2018 e integrante do Instituto Ecobairro Brasil a partir de 2022; Sócia fundadora da Paisagem Design Regenerativo (2012). Facilitadora e Multiplicadora dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); integrante do Conselho Regional de Meio Ambiente Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz (CADES) da Vila Mariana e do Ipiranga, e do Conselho da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), desde 2021. É coidealizadora de processos de construção coletiva, com foco em sustentabilidade e regeneração, que promovam a transformação dos territórios e aumentem a resiliência comunitária, a partir da cocriação, da coimplementação e da gestão compartilhada de Soluções Baseadas na Natureza, dentre os quais: Grupo de Sustentação da Compostagem Comunitária Vila Mariana, Comitê de Usuários da Praça Pablo Garcia Cantero, Grupo de Implementação do Sistema Municipalidades em Transição (MiT System), Grupo de Implementação do Projeto Piloto de Arborização de Calçadas (PPAC) e Grupo de Trabalho e Pesquisa (GTP) Ecobairros para Comunidades Regenerativas, da Plataforma Arquitetura e Biosfera, da Escola da Cidade. É copromotora do Ciclo Gaia viva; cotutora da Dimensão Ecológica do Programa Gaia Education Design para Sustentabilidade e Regeneração (GEDS), e educadora na Pós-Graduação, com mesmo nome, na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Foi cofacilitadora da Capacitação em Adaptação às Mudanças Climáticas com foco nos Impactos sobre os Recursos Hídricos na Bacia do Alto Tietê, envolvendo gestores públicos e atores do 40 municípios inseridos nesta biorregião.

Coordenação

Brigitte Baum

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Evento fechado para servidores públicos das Subprefeituras e integrantes dos CADES.

Vagas: 70.

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268, Vila Mariana.

Certificado: 75% de presença.

Observações sobre os dias da semana e horários: 11/6, 18/6, 25/6 e 02/07.