Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Mostra UMAPAZ - Fabiano Apce: "Natureza Projetada"

Exposição • Presencial

Mostra UMAPAZ - Fabiano Apce: "Natureza Projetada"

Data: 07/04/2025 a 12/04/2025. Segunda-feira a Sábado
Horário: 08:00 às 17:00

Inscreva-se

Descrição

A Mostra UMAPAZ recebe a exposição "Natureza Projetada", do artista visual Fabiano Apce. Criado no extremo norte da Zona Norte de São Paulo, conheceu o Graffiti pelo seu irmão Enivo - e então, em 2005, já soube o que queria. Mas foram necessários 10 anos para "entender que a arte é o movimento nele".

Nesta exposição, Fabiano traz expressões de suas memórias nas plantas que embelezavam a sua infância: dos matos, dos cheiros e das texturas. Um equilíbrio entre cores e sentimentos, numa extensão de quem é movido pelo afeto pela natureza...

Objetivo

A Mostra UMAPAZ visa trazer a arte através de exposições temporárias e de forma compartilhada (vários artistas) ou solo, promovendo trabalhos da “Prata da Casa” (UMAPAZ) e/ou de convidados, um espaço público que visa promover talentos - novos ou já consolidados. Localizado no corredor principal da UMAPAZ, o espaço permite a fruição da arte e a percepção inclusiva de seus visitantes, reforçando "a metodologia de livre percurso de aprendizagem, onde cada um trilha seu próprio caminho germinando ideias e florescendo atitudes, fundamentais para a perpetuação de um ambiente sustentável".

A visitação é gratuita. Todos os participantes são voluntários, sendo responsáveis pelo transporte de suas obras até o local - bem como pelos materiais para montagem e desmontagem - não havendo, portanto, qualquer vínculo financeiro ou comercial com a UMAPAZ/SVMA.
 

Esta atividade está alinhada com o Acesso à Cultura, Geração de Oportunidades, Qualidade de Educação e Promoção da Sustentabilidade Ambiental. Será disponibilizada Lista de Presença para registro dos visitantes à Mostra UMAPAZ.

Metodologia

A montagem de cada exposição conta com a coordenação da Arq. Helena Quintana Minchin (UMAPAZ-1 / EMJ) e ocorre durante o horário de funcionamento da UMAPAZ – possibilitando assim a interação entre o(s) artista(s) e todos os que transitam por lá durante as inúmeras atividades oferecidas.

A desmontagem é feita após o evento "Da Inspiração à Exposição... Bate-papo com os artistas", composto de um Café de Boas Vindas Colaborativo, Roda de Conversa e Visita Monitorada às exposições da Mostra UMAPAZ.

Coordenação

Helena Quintana Minchin 

Facilitação

Fabiano Apce

FABIANO APCE nasceu em Cotia e foi criado na Vila Albertina, no extremo norte da Zona Norte de São Paulo. Em 2005 conheceu o Graffiti pelo seu irmão Enivo, e desde então já sabia o que queria. Entre idas e vindas para estabilizar a vida e a arte, precisou de dez anos para entender que a arte é o movimento nele. “Fui adotado duas vezes, pela rua que me acolheu e pela mãe Francisca. Aprendi cedo a escolher e a ser escolhido. Trago expressões das minhas memórias nas plantas que embelezavam a minha infância: dos matos, dos cheiros e das texturas. Elas estão nos banhos de arruda, no benzimento e em todos os espaços ocupados pelos fragmentos da natureza, na pequena casa que cresci na Vila Albertina. Hoje essas experiências saem do meu olhar cotidiano para a toda natureza que cruza o meu caminho e também da pequena troca com a minha coleção pessoal das plantas que cultivo em casa. A expressão das cores, tons e texturas nas telas, muros e papéis são como essa relação me transborda.” Já sobre o processo criativo, Fabiano diz que sua produção se inicia na observação e se desenvolve pelo cuidado. Do macro que é toda a natureza à sutileza micro em Suas plantas, companheiras do seu cotidiano e aprendendo com a mãe o poder de suas forças como proteção. “Os primeiros esboços nas folhas de papel são declarações da forma como essas plantas me tocam, suas linhas, folhas, galhos, troncos e raízes ganham formas simbólicas que me motivam, todos os dias. As paletas de cores são tons que me encontram neste processo, e na troca que é observar o seu ciclo de vida natural. Os Verdes, vermelhos, amarelos, roxos são sentimentos expostos do nascer e morrer. O equilíbrio das cores com os meus sentimentos na produção das telas, são a extensão de quem sou. Observação, cuidado e exploração. O afeto pela natureza é que me move." fonte: Fabiano Apce.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Interessados no tema.

Vagas: Livre.

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268, Vila Mariana..

Observações sobre os dias da semana e horários: 07/04 a 11/04 - 8h às 17h; 12/04 - 10h às 13h.

Para esta atividade, não é necessário realizar inscrição prévia. Você pode participar livremente, basta comparecer no local e horário programados.