Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Mostra UMAPAZ: Pedro Tavares Maluf

Exposição • Presencial

Mostra UMAPAZ: Pedro Tavares Maluf

Data: 17/02/2025 a 08/03/2025. De Segunda-feira a Sábado.
Horário: 08:00 às 17:00.

Inscreva-se

Descrição

A Mostra UMAPAZ recebe Pedro Tavares Maluf.

O projeto “MÁSCARAS” vem sendo desenvolvido por Pedro Tavares Maluf desde 2009, aproximadamente, tendo a figura humana como tema central. Consiste numa série de pinturas que transitam entre os gêneros da natureza morta e do retrato, nas quais em ambientes internos os objetos inanimados representados consistem, não apenas naqueles de nosso cotidiano (cadeiras, tecidos, etc.), usualmente integrados às pinturas do gênero natureza-morta, mas também de outros – esculturas ou, talvez, nem mesmo isso, apenas esboços escultóricos – que foram e continuam sendo criados especialmente para servirem como modelos retratados nessas pinturas.
No suporte tridimensional (na maioria das vezes em pedra-sabão) cria-se um ser imaginário que será representado na pintura como seriam os próprios seres humanos. Assim como atrizes e atores numa encenação teatral ou cinematográfica, esses seres imaginários são postos a serviço de uma narrativa apenas sugerida em cada pintura.
Explorar as várias possibilidades de representação da face humana, com diferentes incidências de luz, expressando as emoções mais diversas, a
partir de vários pontos de vista, têm sido uma motivação sempre renovada.

fonte: Pedro Tavares Maluf

Objetivo

A Mostra UMAPAZ visa trazer a arte através de exposições temporárias e de forma compartilhada (vários artistas) ou solo, promovendo trabalhos da “Prata da Casa” (UMAPAZ) e/ou de convidados.
Um espaço público que visa promover talentos - novos ou já consolidados.

Localizado no corredor principal da UMAPAZ, o espaço permite a fruição da arte e a percepção inclusiva de seus visitantes, reforçando "a metodologia de livre percurso de aprendizagem, onde cada um trilha seu próprio caminho germinando ideias e florescendo atitudes, fundamentais para a perpetuação de um ambiente sustentável".

A visitação é gratuita.

Todos os participantes são voluntários, sendo responsáveis pelo transporte de suas obras até o local - bem como pelos materiais para montagem e desmontagem - não havendo, portanto, qualquer vínculo financeiro ou comercial com a UMAPAZ/SVMA.

Metodologia

A montagem de cada exposição conta com a coordenação da Arq. Helena Quintana Minchin (UMAPAZ-1 / EMJ) e ocorre durante o horário de funcionamento da UMAPAZ – possibilitando assim a interação entre o(s) artista(s) e todos os que transitam por lá durante as inúmeras atividades oferecidas.

A desmontagem é feita após o encontro "Da Inspiração à Exposição..." - com Café de Boas Vindas Colaborativo, Roda de Conversa e Visita Monitorada com os artistas da Mostra UMAPAZ.

Conteúdo programático

1. Exposição: 17 de Fevereiro a 07 de Março de 2025 - segunda a sexta-feira; 08 de Março de 2025 - sábado.
2. "Da Inspiração à Exposição... Bate-papo com Fernando Berg, Dayan de Castro, Pedro Tavares Maluf & Fernando Barbosa": 08 de Março de 2025 - sábado.

Coordenação

Helena Quintana Minchin 

Facilitação

Pedro Tavares Maluf.

Pedro Tavares Maluf nasceu em São Paulo em 1961. Paralelamente à profissão de advogado, sempre teve grande interesse pelas artes plásticas em geral, tendo desenvolvido atividades nessa área como pintor e desenhista. Freqüentou o ateliê do pintor Hélio Schonmann (de 1999 a 2006) e também o do escultor Pedro Pinkalsky e da desenhista e gravadora Ivone Couto (de 2007 a 2010). Ilustrou o livro Digitais de um Leitor (Editora Perspectiva, São Paulo, 2021, textos de autoria de Jacó Guinsburg, organizados por J. Guinsburg, Gita K. Guinsburg e Rosangela Patriota). Participou de algumas exposições coletivas, entre as quais: 2011 - “Dezesseis olhares” na galeria Graphias Casa da Gravura; 2013 - “Viver a experiência gráfica” no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí; 2014 - “Viver o diálogo gráfico” - exposição coletiva itinerante nos municípios de Praia Grande (Galeria Nilton Zanotti no Complexo Cultural Palácio das Artes), Guarulhos (Centro Municipal de Educação Adamastor), Jundiaí (Museu Histórico e Cultural de Jundiaí), Tatuí (Museu Histórico Paulo Setúbal), Caraguatatuba (Museu de Arte e Cultura Caraguatatuba), São Paulo (Graphias Casa da Gravura) e Botucatu (Museu de Arte Contemporânea Itajahy); 2019-2020 - “A imagem e a palavra: Homenagem a Darcy Ribeiro” (memorial da América Latina). 2024 - “A imagem e a palavra: Macunaíma, de Mário de Andrade” (MACC Museu de Arte Contemporânea de Campinas) e “A imagem e a palavra: O Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto” (Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin - USP cidade universitária) fonte: Pedro Tavares Maluf.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Interessados no tema.

Vagas: Livre.

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268, Vila Mariana.

Dias da semana e horários: 17/02, 18/02, 19/02, 20/02, 21/02, 24/02, 25/02, 26/02, 27/02, 28/02, 05/03 (meio período), 06/03, 07/03 e 08/03 (meio período).

Outras observações: Este evento fomenta o acesso à Cultura, Geração de Oportunidades, Qualidade da Educação e Promoção da Sustentabilidade Ambiental. Será disponibilizada uma lista para registro dos visitantes da Mostra.

Para esta atividade, não é necessário realizar inscrição prévia. Você pode participar livremente, basta comparecer no local e horário programados.