Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Exibindo 1 para 1 de 2
Terça-feira, 1 de Setembro de 2015 | Horário: 18:52
Compartilhe:

Médicos Sem Fronteiras realiza exposição no Parque Ibirapuera

“Caminhos da Vacina” explica desafios enfrentados pelas equipes do MSF

Você sabia que doenças erradicadas em países desenvolvidos continuam fazendo vítimas em outras regiões do mundo? Para mostrar essa realidade, a organização humanitária internacional, Médicos Sem Fronteiras (MSF), chega ao Parque Ibirapuera com a exposição “Caminhos da Vacina”, que acontece dos dias 3 a 20 de setembro, das 9h às 19h.

Milhões de pessoas têm difícil acesso à saúde de qualidade, enfrentando, por exemplo, problemas de saneamento básico e a falta de outros serviços públicos de qualidade. Essa é a realidade da região de Abuzi, no noroeste da República Democrática do Congo, lugar que é tema da exposição do MSF.

Por meio de vídeos, textos, fotos e mapas, “Caminhos da Vacina” vai sensibilizar o público ao mostrar os trabalhos do Médicos Sem Fronteiras, descrevendo a complexidade de uma campanha de vacinação, desde Bruxelas, na Bélgica, onde o MSF mantém um armazém de suprimentos, até o local com sérios problemas estruturais.

Créditos: Divulgação

Em Abuzi, uma das maiores dificuldades das equipes médicas, é logística. Do aeroporto mais próximo até o local, são necessárias 9 horas de viagem em um veículo 4x4 para percorrer cerca de 270 quilômetros de estrada.

Após esse trajeto é preciso continuar de moto por 30 minutos, já que carros não conseguem prosseguir pela rota. Uma hora de canoa e mais uma hora de caminhada a pé completam o percurso. Todo esse tempo, carregando caixas de 40 quilos para levar as vacinas resfriadas, já que se não forem mantidas entre 2°C e 8°C, perdem a eficácia.

Vale lembrar que não é a primeira vez que o Ibirapuera recebe uma atividade da Organização Internacional. Em 2013, a exposição interativa “Campo de Refugiados no Coração da Cidade”,  levou mais de 4.500 visitantes ao parque.

Médicos Sem Fronteiras

Médicos Sem Fornteiras leva cuidados de saúde a pessoas afetadas por conflitos armados, desastres naturais, epidemias, desnutrição ou sem nenhum acesso à assistência médica. Oferece ajuda com base na necessidade das populações atendidas, sem discriminação de raça, religião ou convicção política e de forma independente de poderes políticos e econômicos. Também é missão da MSF chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pelas pessoas atendidas em seus projetos.

Serviço
Exposição “Caminhos da Vacina” no Parque Ibirapuera
Data e horário: de 3 a 20 de setembro, das 9h às 19h
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral s/n° - Portão 10 (Ao lado da Marquise)
 

collections
Galeria de imagens