Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Médicos Sem Fronteiras realiza exposição no Parque Ibirapuera
Você sabia que doenças erradicadas em países desenvolvidos continuam fazendo vítimas em outras regiões do mundo? Para mostrar essa realidade, a organização humanitária internacional, Médicos Sem Fronteiras (MSF), chega ao Parque Ibirapuera com a exposição “Caminhos da Vacina”, que acontece dos dias 3 a 20 de setembro, das 9h às 19h.
Milhões de pessoas têm difícil acesso à saúde de qualidade, enfrentando, por exemplo, problemas de saneamento básico e a falta de outros serviços públicos de qualidade. Essa é a realidade da região de Abuzi, no noroeste da República Democrática do Congo, lugar que é tema da exposição do MSF.
Por meio de vídeos, textos, fotos e mapas, “Caminhos da Vacina” vai sensibilizar o público ao mostrar os trabalhos do Médicos Sem Fronteiras, descrevendo a complexidade de uma campanha de vacinação, desde Bruxelas, na Bélgica, onde o MSF mantém um armazém de suprimentos, até o local com sérios problemas estruturais.
Créditos: Divulgação
Em Abuzi, uma das maiores dificuldades das equipes médicas, é logística. Do aeroporto mais próximo até o local, são necessárias 9 horas de viagem em um veículo 4x4 para percorrer cerca de 270 quilômetros de estrada.
Após esse trajeto é preciso continuar de moto por 30 minutos, já que carros não conseguem prosseguir pela rota. Uma hora de canoa e mais uma hora de caminhada a pé completam o percurso. Todo esse tempo, carregando caixas de 40 quilos para levar as vacinas resfriadas, já que se não forem mantidas entre 2°C e 8°C, perdem a eficácia.
Vale lembrar que não é a primeira vez que o Ibirapuera recebe uma atividade da Organização Internacional. Em 2013, a exposição interativa “Campo de Refugiados no Coração da Cidade”, levou mais de 4.500 visitantes ao parque.
Médicos Sem Fronteiras
Médicos Sem Fornteiras leva cuidados de saúde a pessoas afetadas por conflitos armados, desastres naturais, epidemias, desnutrição ou sem nenhum acesso à assistência médica. Oferece ajuda com base na necessidade das populações atendidas, sem discriminação de raça, religião ou convicção política e de forma independente de poderes políticos e econômicos. Também é missão da MSF chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pelas pessoas atendidas em seus projetos.
Serviço
Exposição “Caminhos da Vacina” no Parque Ibirapuera
Data e horário: de 3 a 20 de setembro, das 9h às 19h
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral s/n° - Portão 10 (Ao lado da Marquise)
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk