Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Quinta-feira, 17 de Março de 2016 | Horário: 18:24
Compartilhe:

UMAPAZ debate alterações do clima em São Paulo

-

A Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura da Paz, da SVMA reuniu na quarta-feira, 16, em uma mesa redonda ambientalistas, jornalistas, vereadores e o Secretário do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ravena, para debater como as mudanças climáticas já afetam a cidade e as ações prioritárias para evitar o agravamento dos problemas nos próximos anos.

Baseados nos acordos da COP 21, realizada no final do ano passado em Paris, sobre metas de redução de emissão de gases causadores do efeito estufa e consequente aquecimento do planeta, os especialistas abordaram questões como mobilidade urbana, produção de lixo e poluição do ar causada por veículos.

Participaram dos debates os vereadores Gilberto Natalini (PV), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara e Ricardo Young(Rede Sustentabilidade),a diretora do Instituto Ecoar para a Cidadania,Miriam Duailibi, o ambientalista Delcio Rodrigues, o escritor Alan Dubner e os jornalistas Reinaldo Canto e Ana Carolina.

Segundo a coordenadora do encontro, Laura Ceneviva, Secretária Executiva do Comitê de Mudanças Climáticas e Eco economia de São Paulo, os maiores desafios para o cumprimento do estabelecido na COP 21 estão nos setores de transportes, por causa das emissões de dióxido de carbono, produção de resíduos sólidos, geradores de gás metano.

“Muita coisa já está sendo feita, como a implantação de corredores de ônibus e ciclovias, que retiram automóveis das ruas, aproveitamento de gás metano para geração de energia e com postagem de lixo, que evita a sobrecarga dos aterros sanitários, além de devolver carbono de volta aos solo, evitando que vá para a atmosfera”, afirmou.

Para o Secretário Rodrigo Ravena, a legislação de São Paulo é bastante eficiente e aliada a uma gestão pública sensível à questão ambiental, certamente contribuirá para a efetiva implantação das metas estabelecidas na Conferencia do Clima de Paris, mas precisa da participação de todos.

“A meta que eu me propus é levar também esse debate para todas as secretarias de governo, na busca de soluções integradas. E posso dizer que tenho recebido total apoio do prefeito e das demais secretarias nesse novo olhar para a questão ambiental, com poder público e população caminhando juntos”, finalizou.

collections
Galeria de imagens