Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
O que você faria se encontrasse uma cobra em seu quintal?
Foto: Divulgação
Geralmente, as pessoas associam os peçonhentos ao Instituto Butantã, cuja função é estudar esses animais. Porém recebê-los, tratá-los e devolvê-los à natureza é missão da Divisão Técnica de Medicina Veterinária e Manejo da Flora Silvestre (DEPAVE-3), situada no Parque Anhanguera e pertencente à Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.
Recentemente uma cobra-Verde foi recolhida por um funcionário do parque, que percebeu a necessidade de cuidados veterinários. Trata-se de uma serpente Philodryas olfersi, popular cobra-cipó, assim chamada porque vive nas árvores, confundindo-se com a vegetação. Muito comum na América do Sul, caça pequenos pássaros, lagartixas e rãs. Costuma fugir ao perceber a presença humana, mas pode atacar ao se sentir acuada. Até poucos anos era considerada inofensiva, como todas as outras cobras verdes, pertencentes à espécie. Agora, depois de acidentes registrados em diversas partes do mundo, algumas verdes estão sendo classificadas como peçonhentas.
Assim como os demais animais assistidos, a cobra encontrada foi atendida e destinada à soltura em local adequado, numa área verde da cidade de São Paulo. O DEPAVE-3 recomenda que, ao encontrar uma cobra, seja mantida distância e não se tente interagir com ela. Caso isso não seja possível capturá-la, o munícipe pode obter informações por telefone: (11) 3885-6669.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk