Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Segunda-feira, 13 de Março de 2017 | Horário: 14:30
Compartilhe:

Prefeitura de São Paulo realiza ação de conscientização no Parque Ibirapuera

-


Foto:ArquivoSVMA
 

O Ibirapuera é o terceiro maior parque da cidade de São Paulo. Recebe cerca de 1 milhão e 100.000 pessoas/ mês, sendo em torno de 100.000 aos domingos, 70.000 aos sábados e durante a semana podemos considerar entre 20.000 e 25.000 pessoas. O púbico é bastante variado.

Um dos principais problemas que acontece no parque são os encontros de jovens e adolescentes aos finais de semana na Marquise. Por volta de 5000 a 6000 pessoas. A partir desses encontros são retirados aproximadamente 2000 Kg de lixo e ao menos uma centena de garrafas por final de semana. O parque também conta com um contrato de ambulância aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h, que prevê a permanência da mesma com 3 profissionais (médico, motorista e enfermeiro).

A Prefeitura de São Paulo realizou nesse domingo (12) uma força tarefa envolvendo diversas secretarias (Governo, Verde e Meio Ambiente, Direitos Humanos, Assistência Social, Segurança Pública) e a Prefeitura Regional da Vila Mariana, com o intuito de conscientizar os jovens e adolescentes a utilizar o parque para se divertir com atividades esportivas, culturais e de lazer.

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) proibiu a entrada de jovens com bebidas e drogas, além da entrada de pessoas com garrafas de vidro e os ambulantes irregulares tiveram a mercadoria apreendida. O Regulamento do parque proíbe a entrada de pessoas com garrafas de vidro e a Lei nº 14.592, de 19 de outubro de 2011, proíbe vender, ofertar, fornecer, entregar e permitir o consumo de bebida alcoólica, ainda que gratuitamente, aos menores de 18 (dezoito) anos de idade.

Foram apreendidos 650 vasilhames de bebidas alcoólicas, narguilés, sachês de bebidas alcoólicas e "mel" e pequena quantidade de drogas. A GCM nesse domingo trabalhou com 51 homens, 3 bases móveis, 9 viaturas, 4 motocicletas e 5 bicicletas. A ação também contou com a participação de 20 vigilantes do parque Ibirapuera e uma ambulância.

A Prefeitura trabalha para levar para esse espaço mais atividades culturais, esportivas e recreativas para que os jovens ocupem o local, que é deles, mas praticando atividades seguras e não utilizando o evento para uso de drogas lícitas e ilícitas.

collections
Galeria de imagens