Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Prefeitura de SP inaugura primeira bateria de banheiros reformados no Parque Ibirapuera
Foto: Arquivo SVMA
O prefeito João Doria e o Secretário do Verde e do Meio Ambiente Gilberto Natalini inauguraram neste sábado (25) os quatro primeiros conjuntos de banheiros (oito unidades) reformados no Parque Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo. As obras ocorreram após uma parceria entre a Prefeitura e a Cyrela, responsável pela reforma de oito conjuntos de banheiros (16 unidades) do parque até o fim de junho. A Unilever, também parceira do projeto, cuidará da limpeza e da conservação, além de doar materiais de higiene pelo período de 1 ano.
Já estão disponíveis para uso da população quatro conjuntos de banheiros: dois na marquise, um próximo à pista de cooper e um próximo ao planetário. A reforma inclui troca das louças, metais, azulejos, pintura, iluminação e espelhos, num total de R$ 450 mil investidos. Para manutenção e zeladoria dos banheiros, incluindo materiais de limpeza e contratação de banheiristas, o custo estimado é de R$ 340 mil.
“Estamos trabalhando com afinco para entregar aos paulistanos os parques da cidade de São Paulo recuperados. Em menos de 3 meses, recuperamos praticamente metade deles, sempre com apoios e parcerias. A reforma dos banheiros do Ibirapuera faz parte dessas parcerias. O parque que recebe pessoas de toda a cidade e também da grande São Paulo, finalmente tem seus banheiros em condições dignas de uso ”, afirmou o secretário Gilberto Natalini.
“O Ibirapuera é o mais importante dos 107 parques que a cidade possui. Nós tomamos a iniciativa, com o apoio de parceiros privados e com 100% de recursos privados, de reformar todos os banheiros do Ibirapuera e também a marquise”, afirmou o prefeito.
Intervenção artística
Como parte da revitalização dos banheiros, 14 artistas foram convidados para renovar os paineis de grafites em dois conjuntos de banheiros localizados na marquise. As obras foram feitas pela Graffiti Fine Art (GFA), com o apoio da Cyrela e Sherwin Williams. O mural feito pelo artista Eduardo Kobra em 2014 para comemorar os 60 anos do Ibirapuera também passou por restauro.
"Participar do projeto GFA Parque e expor uma obra no Parque Ibirapuera é uma grande satisfação. É poder receber admiração pela interação com o ambiente de maneira humana, deixando minha arte tocar as pessoas", diz Binho Ribeiro, que coordenou o trabalho dos artistas. Ele grafitou a carpa do painel de 4 metros de altura por 10 de largura do banheiro da marquise, em parceria com Snek.
Doações
A Prefeitura abriu um chamamento público para a reforma dos oito conjuntos de sanitários do Ibirapuera em janeiro deste ano. Foram três dias para receber ofertas de outras empresas, como estabelece o decreto 52062/2010. A Cyrela foi a única interessada e o termo de doação acabou publicado em fevereiro.
A contrapartida para a reforma dos banheiros é uma placa mencionando a doação, que permanecerá visível durante o período de obras. A contrapartida foi aprovada pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP), Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e pela Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU).
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk