Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Você conhece a preguiça-de-três-dedos?
Foto:Divulgação
A Bradypus variegatus é conhecida por ser uma espécie solitária, florestal, comhábitos noturnos, diurnos e arborícolas, ou seja, passa a maior parte do tempo no topo das árvores. A alimentação desse animal consiste basicamente na ingestão de folhas, ramos e brotos de árvores. Folhas de embaúba costumam ser seu alimento preferido.
Nas alturas dos galhos as preguiças adoram tomar sol - comportamento que auxilia na regulação da temperatura corporal - e costumam descer ao solo apenas para defecar e urinar, o que acontece de uma a duas vezes por semana. Quando estão no chão, os episódios de acidentes e maus-tratos podem ser frequentes.
Desde a sua criação, há 25 anos, a Divisão Técnica de Fauna Silvestre da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, já recebeu a espécie, em sua unidade de atendimento veterinário, 225 vezes. No munícipio de São Paulo existem registros da espécie em quatro parques municipais: Parque Alfredo Volpi, Parque do Carmo, Parque da Independência e Parque da Luz.
Atualmente é o Parque Alfredo Volpi que se destaca como a morada das preguiças na cidade, local onde os biólogos desenvolvem trabalhos de marcação e monitoramento dos animais.
Nesta última semana o Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS), recebeu duas dessas preguiças. Uma delas foi encontrada no bairro do Morumbi escalando a janela de um munícipe. A outra estava à beira da Rodovia Anhanguera e já havia registros de ter sido recolhida e atendida pelos veterinários da Divisão de Fauna, o que demonstra o sucesso das solturas e dos monitoramentos feitos pela equipe.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk