Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Beija-flor ferido vai de motorista particular até o CeMaCAS
Foto:Divulgação
Imagine que você é um pequeno beija-flor e está voando sobre as ruas da cidade. De repente, choca-se com uma superfície reflexiva, em plena Avenida Paulista, que o leva diretamente ao chão e, em segundos, você está no meio fio, asas feridas, dificuldade para respirar. Triste? Calma! O final feliz dessa história merece este spoiler!
O caso acima aconteceu com o beija-flor-de-banda-branca, espécie natural de florestas tropicais e subtropicais, na tarde da última terça-feira (25). Por sorte, um morador da região onde ocorreu o acidente socorreu a ave ferida e acionou o Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS), da Divisão de Fauna da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA).
Orientado pelos técnicos, o munícipe acomodou o passarinho em um caixa de papelão aberta e, por não poder levá-lo pessoalmente, acionou um veículo por aplicativo e pediu que o motorista se responsabilizasse por garantir a entrega, no Parque Anhanguera. No CeMaCAS, o beija-flor ferido foi atendido e identificado pelos biólogos e veterinários da Divisão Técnica de Medicina Veterinária da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.
Mas o que mais chamou a atenção dos especialistas da divisão foi seu peso, com apenas 3,71 gramas. O pequeno beija-flor está entre os menores animais silvestres atendidos pela Divisão de Fauna. Apesar da aparente boa condição clínica, a ave permaneceu em observação até quinta-feira (27) pela manhã, quando foi devolvida à natureza no Parque Ibirapuera. Se você localizar um animal silvestre “perdido” ou “ferido”, comunique o fato imediatamente ao CeMaCAS pelo telefone (11) 3885-6669.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk