Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Constelação não é o coletivo de estrelas
Foto:Divulgação
Alguma vez você ouviu falar que constelação é o conjunto de estrelas? Pois acredite, essa definição não é exata, ou seja, nem todo grupo de estrelas é uma constelação. Cruzeiro do Sul, Três Marias, Orion, você vai descobrir muito mais coisas do que imagina sobre essas belezas de nosso céu.
No dia 12 de maio, sexta-feira, a partir das 14h, a Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ) realiza no auditório da Escola Municipal de Astrofísica a palestra: "Constelação não é o coletivo de estrelas”. O programa pretende explicar as diferenças e peculiaridades de constelações e de estrelas que simplesmente se aglutinam em meio à imensidão.
Numa noite escura, com céu limpo, é possível ver a olho nu entre 1000 e 1500 estrelas, sendo que cada uma provavelmente pertence a alguma constelação diferente. As constelações nos ajudam a separar o céu em porções menores, facilitando traçar algumas características do universo.
O conceito de constelções surgiu na antiguidade para ajudar principalmente os agricultores a identificar as estações do ano. No hemisfério sul, a conhecida constelação de Escorpião é típica do inverno, pois em junho é visível durante toda a noite. Já a Órion é visível com mais facilidade nas noites de dezembro, marcando o verão.
Inscrições: aqui
SERVIÇO
Palestrante: Juliane Santos Cardoso
Dia: 12 de maio 2017, sexta-feira
Horário: das 14h às 15h30
Local: Auditório da Escola Municipal de Astrofísica
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Parque Ibirapuera. Pedestres: Acesso pelo portão 10. Estacionamento: Portão 3 (Zona Azul)
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk