Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Era uma vez uma Capivara... e muito lixo!
Imagem: divulgação
Vez ou outra, uma notícia ganha as manchetes de São Paulo: é quando um animal silvestre ganha os holofotes (quem se lembra do “Teimoso”, o jacaré que insistiu em nadar no rio Tietê em agosto 1990?). Agora, a visitante é a capivara “Caprichosa”, que trava uma batalha silenciosa com os técnicos da Divisão de Fauna da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) para não ser capturada e salva!
Capivaras são originárias da fauna silvestre da cidade e necessitam de água para sua sobrevivência. Curiosamente, adaptam-se a situações adversas, como a própria poluição ambiental (o pneu é só um exemplo) e estão cada vez mais próximas das áreas urbanas – expondo-se a predadores urbanos. A situação de Caprichosa – presa a um objeto que não deveria estar ali – está longe de ser “bonitinha”: nossa visitante foi vitimada pela falta de sensibilidade da população em relação à destinação de resíduos sólidos e detritos.
Ironicamente, esse acidente é bem mais comum do que gostariam de ver os técnicos (veterinários e biólogos) da Divisão de Fauna da SVMA. É que o lixo despejado às margens de rios e córregos acaba pondo em risco a vida desses animais silvestres da capital paulista. Até um jacaré teve seu momento de glória, às margens do Rio Tietê...
Desde o dia 17/09, a Polícia Militar Ambiental, junto com a Guarda Civil Ambiental e a Divisão de Fauna, vêm tentando resgatar Caprichosa, com o auxílio da GCM Ambiental e dos técnicos (veterinários, biólogos) da Divisão de Fauna, mas – como o apelido sugere – ela é caprichosa e não se deixa. Todos querem um final feliz para ela, inclusive a população. A dica é que cada pessoa, ao ver a imagem desta nobre capivara “presa” ao pneu, tenha em mente como poderia ter evitado o acidente.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk