Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Terça-feira, 4 de Abril de 2017 | Horário: 13:21
Compartilhe:

Prefeitura de São Paulo reune-se com Patricia Espinosa

-

 Na 2ª feira (3/04), o Vice- Prefeito Bruno Covas, o Secretário Gilberto Natalini (Verde e Meio Ambiente), o Secretário Julio Serson (Relações Internacionais) e o Secretário Sergio Avelleda (Transportes) reuniram-se com Patricia Espinosa, Secretária Executiva da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) para discutir Mudanças Climáticas e a cidade de São Paulo. O Prefeito João Doria participou de parte da reunião.

Foi discutida a importância do poder local no protagonismo da redução dos gases do efeito estufa e a importância de São Paulo dar o exemplo, sendo uma das grandes cidades do mundo, nas ações de combate às emissões. Os secretários relataram todas as medidas que a cidade vem fazendo para retomar a agenda do clima e o compromisso da gestão do Prefeito João Doria com o tema.

Carreira diplomática
Espinosa ingressou no Foreign Service em 16 de setembro de 1981, servindo na delegação mexicana às Nações Unidas em Genebra. De 1992 a 1997 trabalhou na delegação mexicana junto às Nações Unidas em Nova York e foi diretora geral da Cúpula Ibero-Americana e da Cúpula das Américas.

Foi promovida a Embaixada no Serviço Externo em 2000 e trabalhou na Embaixada do México na Alemanha de Janeiro de 2001 a Junho de 2002, deixando o cargo de Embaixadora na Áustria, em simultâneo com várias organizações internacionais com sede em Viena, a partir de Junho de 2002 Até novembro de 2006.

É a atual Secretária Executiva da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC).

Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima

A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, também conhecida como UNFCCC (do original em inglês United Nations Framework Convention on Climate Change) ou Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas (CQNUAC, em Portugal), é um tratado internacional resultante da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), informalmente conhecida como a Cúpula da Terra, realizada no Rio de Janeiro em 1992.

Este tratado foi firmado por quase todos os países do mundo e tem como objetivo a estabilização da concentração de gases do efeito estufa (GEE) na atmosfera em níveis tais que evitem a interferência perigosa com o sistema climático. Esse nível de concentração segura para o clima ainda não é conhecido, mas a maior parte da comunidade científica considera que, se a emissão destes gases continuar crescendo no ritmo atual, advirá danos ao meio ambiente.

Desde a entrada em vigor da UNFCCC, anualmente ocorre a Conferência das Partes (COP). Ali é avaliado o progresso dos membros em lidar com as mudanças climáticas e se estabelecem as obrigações para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Nesse sentido a UNFCCC é responsável pelos encaminhamentos do acordo de Paris.

 

 

collections
Galeria de imagens