Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Quarta-feira, 20 de Dezembro de 2017 | Horário: 10:20
Compartilhe:

Estrela de Belém ganha evento especial no Planetário

-

A busca pela Estrela de Belém é o tema da última sessão especial do Planetário do Ibirapuera deste ano, nesta sexta (22), às 19h30. A tradição fala de uma estrela que teria aparecido no céu para guiar os Reis Magos até a cidade de Belém, criando a cena do primeiro Natal. Ao longo dos séculos, matemáticos e astrônomos especularam sobre a natureza desse astro misterioso.

Supernovas, conjunções planetárias e cometas, incluindo o cometa de Halley, já foram citados como candidatos ao papel de estrela-guia. No século 17, Johannes Kepler (1571-1630), um dos pais da astronomia moderna, calculou que diversas conjunções, quando planetas ou estrelas são vistos muito próximos uns dos outros no céu, haviam ocorrido num período próximo ao do primeiro Natal.

Kepler, que em 1604 havia registrado a aparição de uma estrela nova no céu – hoje conhecida como a Supernova de Kepler –, sugeriu também que a Estrela de Belém poderia ter sido um fenômeno semelhante. Essa ideia foi retomada, em 2005, pelo físico e matemático americano Frank J. Tipler. Segundo ele, a Estrela de Belém teria sido uma supernova localizada na galáxia de Andrômeda.

Nos dias atuais, a maioria dos historiadores acredita que o relato bíblico da Estrela de Belém seja mais simbólico que factual. No livro “Natividade”, o britânico de origem húngara Geza Vermes (1924-2013) – um dos mais importantes especialistas na história de Jesus – lembra que, à época do Império Romano, era crença comum associar o nascimento de figuras importantes a novos fenômenos no céu.

Não existe registro da data de nascimento de Jesus. O dia 25 de dezembro foi escolhido por coincidir com um feriado popular de Roma, a Festa do Sol Invencível, que celebrava o solstício de inverno (o dia mais curto do ano no Hemisfério Norte). Os romanos escolheram essa data porque coincidia com o solstício de inverno (o mais curto e frio do ano), representando a promessa de luz e renovação. No Hemisfério Sul é o contrário: nosso solstício é o de verão, com o dia mais longo e quente do ano, que em 2017 acontece nesta quinta (21).

 

SERVIÇO:
Sessão Especial Estrela de Belém
Data: 22/12
Horário: 19h30
Local: Planetário Prof. Aristóteles Orsini - Parque Ibirapuera
 

collections
Galeria de imagens