Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Parque Piqueri completa 41 anos
Uma boa opção para aproveitar a natureza na Zona Leste da capital é o Parque Piqueri, que completa 41 anos nesta terça (16). Localizada no bairro do Tatuapé, esta área verde acolhe 116 espécies da fauna, com destaque para espécies como moluscos, peixes, aranhas, insetos, sapos-cururu e tigres-d’água.
O local permite também a observação dos rapinantes gavião-carijó e gavião-miúdo, e abriga aves como pica-paus, sabiás, papagaios e maracanãs. Com mais de 97 mil metros quadrados de verde, apresenta espécies da flora como alecrim-de-campinas, cedro, espatódea, faveira, figueira-benjamim, figueira-mata-pau e flor-de-abril.
O nome Piqueri foi escolhido em alusão à tribo indígena que ocupava a região entre o Ribeirão do Tatuapé e o Rio Grande, atual Tietê. Inicialmente, a área do parque abrigava uma antiga chácara de mesmo nome, que pertencia ao Conde Francesco Matarazzo. Em 1976, o espaço foi definitivamente incorporado ao patrimônio municipal e inaugurado como parque em 16 de abril de 1978.
A infraestrutura conta com pista de Cooper, bicicletário, campo de futebol de areia, quadra de campo, quadras poliesportivas, aparelhos de ginástica e playgrounds, além de palco para apresentações e canchas de bocha. Para quem gosta de ler, o espaço conta com o Ponto da Leitura, equipamento da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), que funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h; e aos sábados e domingos, das 9h às 16h.
SERVIÇO
Parque Piqueri
Endereço: Rua Tuiuti, 515 – Tatuapé
Horário de funcionamento: das 6h às 18h
Informações: (11) 2097-221
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk