Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Parque Trianon recebe ações de voluntariado do Viva a Mata 2019
Originais da Austrália, as seafórtias estão presentes na maioria dos bosques do Parque Trianon. Apesar do apelo paisagístico que possuem, estas palmeiras representam um caso de invasão biológica, já que são espécies exóticas e, portanto, ameaçam a biodiversidade existente no parque e nativa do bioma local. Pensando nisso, os voluntários da Fundação SOS Mata Atlântica realizam a retirada das mudas invasoras neste domingo (5), das 9h às 12h. A ação faz parte do Viva a Mata 2019, evento de celebração do mês da Mata Atlântica.
No lugar das árvores removidas, serão plantados exemplares endêmicos deste bioma. Esta espécie chegou ao Brasil por meio da família real portuguesa – por isso, elas também são reconhecidas como palmeira-real. As seafórtias se espalham e crescem rapidamente e impedem o desenvolvimento da vegetação nativa devido à altura que atingem. Como suas sementes não possuem o mesmo teor nutricional que as sementes dos remanescentes da Mata Atlântica, também há prejuízos à fauna abrigada pelo parque.
Como parte dos festejos pelo Dia da Mata Atlântica, comemorado no dia 27 deste mês, o Viva a Mata 2019 chega também a duas Unidades de Conservação (UC) geridas pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) no dia 26 (domingo): os Parques Naturais Municipais Itaim, localizado na Zona Sul da capital, e Fazenda do Carmo, situado na Zona Leste. A programação inclui trilha, oficina, contação de histórias e esquete teatral.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk