Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Dia da Juventude Constitucionalista é comemorado nesta quinta
Você sabe por que um dos mais importantes corredores viários da capital tem o nome de Avenida 23 de Maio? Embora não seja um feriado, é hoje que se comemora o Dia da Juventude Constitucionalista, por coincidir com a morte de quatro estudantes em defesa de uma Constituição mais democrática. Essa manifestação foi fruto do inconformismo dos paulistas, que desejavam uma constituição mais democrática.
Mario Martins de Almeida, Euclides Miragaia, Dráusio Marcondes de Sousa e Antônio Camargo de Andrade, contrários ao governo de Getúlio Vargas, decidiram invadir uma célula de estudantes que apoiavam o governo getulista e foram mortos pela polícia. As quatro mortes foram o estopim para a Revolução Constitucionalista, que eclodiu no dia Nove de Julho e se tornou o maior confronto em solo brasileiro do século XX, quando os paulistas foram derrotados pelas tropas federais.
As iniciais dos nomes pelos quais esses jovens eram chamados formaram a sigla MMDC, que se tornou símbolo dessa Revolução. A cidade soube homenageá-los, denominando a Avenida 23 de Maio por conta da data em que foram mortos e criando uma obra póstuma ao MMDC. É o Obelisco do Ibirapuera, considerado o maior monumento da cidade, com 72 m de altura.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk