Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Parques municipais festejam o Dia da Mata Atlântica
A Mata Atlântica é o bioma que abrange o maior número de estados brasileiros. Seja de forma parcial ou integral, 17 estados entre uma pequena parte do litoral do Rio Grande do Norte e a metade do território do Rio Grande do Sul são cobertos por este tipo de vegetação, segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA). Para promover a conservação dos remanescentes e a regeneração deste bioma, quatro parques municipais celebram o Dia da Mata Atlântica, comemorado na próxima segunda (27), com uma programação especial.
Originalmente, a Mata Atlântica cobre 1,3 milhões de km² em todo o país, o que representar 15% do território brasileiro – a estimativa é de que há potencial para recuperação de outros 50 mil km² do bioma. Rica em biodiversidade, toda esta área concentra 145 milhões de pessoas e abriga uma infinidade de espécies variadas entre plantas (20 mil), aves (850), anfíbios (370), répteis (200), mamíferos (270) e peixes (350), de acordo com o MMA.
Agenda
O tema Invasão Biológica norteia a maioria das atividades oferecidas no Parque Trianon. É possível conhecer as árvores centenárias do espaço durante uma visita guiada pela Alameda do Fauno, que acontece a partir das 9h. Às 11h, Érika Gartner, zootecnista e administradora do parque, conduz um bate-papo sobre as consequências da invasão das seafórtias – espécie exótica bastante presente nos bosques do Trianon – para biodiversidade endêmica.
O dia se encerra com o Jogo Cooperativo: o despertar do olhar para a Mata Atlântica, fruto de uma parceria entre a administração do parque e o Programa Aventura Ambiental da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), departamento de educação ambiental da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA). O objetivo é chamar atenção para as espécies nativas do Trianon e reiterar os riscos oferecidos pelas palmeiras australianas. Esta atividade acontece em dois horários – das 10h às 11h30 e das 13h às 14h30 – e é preciso realizar inscrição pelo e-mail parquetrianon@prefeitura.sp.gov.br.
No Parque Nabuco, uma roda de conversa discute a importância das abelhas no processo de polinização a partir das 10h. É possível conhecer mais árvores nativas da Mata Atlântica durante a trilha monitorada no Parque Shangrilá, que acontece a partir das 14h. Na sexta (31), a partir das 9h, a qualidade das águas da Bacia do Guarapiranga é tema da palestra oferecida no Parque Linear Castelo. Todas as atividades são gratuitas e abertas para os interessados: basta comparecer aos locais de interesse para participar.
SERVIÇO
PARQUE TRIANON
Visita Guiada pelas Árvores Centenárias
Data: 27 de maio (segunda)
Horário: às 9h
Local da atividade: Alameda do Fauno
Roda de conversa: “Invasão biológica: precisamos falar disso”
Data: 27 de maio (segunda)
Horário: às 11h
Local da atividade: Praça da Aretuza
Jogo Cooperativo: o despertar do olhar para a Mata Atlântica
Data: 27 de maio (segunda)
Horário: das 10h às 11h30 e das 13h às 14h30
Local da atividade: Alameda do Fauno
Inscrições: parquetrianon@prefeitura.sp.gov.br
Endereço: Rua Peixoto Gomide, 949 – Cerqueira César
Informações: (11) 3289-2160
PARQUE NABUCO
Roda de conversa: “A importância das abelhas no processo de polinização”
Data: 27 de maio (segunda)
Horário: às 10h
Endereço: Rua Frederico Albuquerque, 120 – Jardim Itacolomi
Informações: (11) 5678-6002
PARQUE SHANGRILÁ
Trilha Monitorada com enfoque nas árvores nativas
Data: 27 de maio (segunda)
Horário: às 14h
Endereço: Rua Irmã Maria Lourença, 250 – Grajaú
Informações: (11) 5933-3015
PARQUE LINEAR CASTELO
Palestra sobre qualidade das águas da Bacia do Guarapiranga
Data: 31 de maio (sexta)
Horário: às 9h
Endereço: Rua Zeferino Borges Barreto, 260 – Chácara Meyer
Informações: (11) 5666-1680
Fonte: Ministério do Meio Ambiente (MMA)