Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
CeMaCAS realiza soltura de espécie rara
Um pinto-d’água-carijó (Coturnicops notatus) foi devolvido à natureza pela equipe do Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS) na manhã da última quarta (12). A ave pode ser encontrada em países como Bolívia, Colômbia, Venezuela, Guiana, Paraguai, Uruguai e Argentina. No Brasil, já foi registrada em três pontos no estado de São Paulo e dois no Rio Grande do Sul.
Recebido e reabilitado pelos técnicos do CeMaCAS, o animal foi resgatado na região do Itaim Paulista, Zona Leste da capital, no dia 14 de maio. Após triagem, foi constatado que a ave estava saudável – já que manteve boa alimentação e ganhou 120 gramas durante o processo de reabilitação – e permaneceria no local até ser definido um ponto de soltura. A devolução aconteceu em uma fazenda de arroz localizada no município de Tremembé (SP), região em que a espécie já foi avistada.
O pinto-d’água-carijó é uma ave migratória, possui hábitos diurnos e ocupa regiões pantanosas ou úmidas e de vegetação densa – incluindo arrozais, que oferecem boas condições de alimentação e sobrevivência –, características que motivaram a escolha do local de soltura. O naturalista britânico Charles Darwin descreveu a ave – hoje rara e ameaçada – durante a expedição no navio Beagle (1831-1836).
O CeMaCAS
O Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS) é um Centro de Triagem (CETAS) administrado pela Divisão de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), pasta pertencente à Prefeitura de São Paulo. Como zona de amortecimento, não possui acervo próprio e é responsável por receber, atender e reabilitar animais silvestres com o objetivo de devolvê-los à vida livre.
Choques elétricos, atropelamentos e corte por linha de pipa – conflitos causados pelo conflito com o crescimento urbano – são os casos mais comuns. Também são atendidas apreensões do tráfico de animais silvestres. Seja pelo contrabando ou por acidentes, as aves compõem a maioria dos recebimentos. O CeMaCAS está localizado na região de Perus, Zona Norte da capital, dentro do Parque Anhanguera – maior parque municipal da cidade de São Paulo.
Saiba como encaminhar um animal ao CeMaCAS no site da SVMA.
Foto: Fernando Nonogaki
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk