Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Dia Nacional do Cerrado é comemorado nesta quarta
Com uma área de 2.036.448 km², cerca de 22% do território nacional, o Cerrado tem seu dia comemorado nesta quarta (11). Este é considerado o segundo maior bioma da América do Sul e a região de savana com a biodiversidade mais rica do planeta! Infelizmente, também ostenta a segunda colocação na categoria de bioma mais ameaçado de extinção, perdendo apenas para o da Amazônia.
Por esse risco, o Cerrado é considerado um hotspot, uma área com rica diversidade biológica e que apresenta alto grau de ameaça. Ele é caracterizado pela vegetação esparsa, por árvores baixas e por grandes reservas subterrâneas de água doce, que abastecem grandes aquíferos e bacias hidrográficas, como a Amazônica, Prata e São Francisco. Ele abriga uma variedade de fitofisionomias (Mata de Galeria, Veredas, Cerrado Rupestre e Campos), como também um grande número de espécies de plantas nativas e animais.
Apesar de sua importância biológica, o Cerrado possui a menor porcentagem de áreas sob proteção integral. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o bioma apresenta apenas 8,21% de seu território legalmente protegido por unidades de conservação. O Parque Ecológico de Campo Cerrado Alfred Ústeri, na região oeste, é um bom exemplo com espécies típicas desse bioma na capital paulista.
Causas de degradação
O desmatamento, as queimadas e a extração ilegal de madeira e de carvão são os principais fatores que contribuem para a devastação desse bioma, como inclusive ocorre com a Mata Atlântica. O uso intensivo dos solos é outro fator responsável pelo esgotamento dos recursos locais. Portanto, a data é ideal para refletirmos sobre como cada um pode contribuir para sua preservação: mudando atitudes e assumindo o compromisso de proteger seus recursos naturais.
Fonte: MMA
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk