Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Terça-feira, 24 de Setembro de 2019 | Horário: 15:18
Compartilhe:

SVMA vai reduzir prazo para licenciamento ambiental em manejo de espécies arbóreas

Intenção é agilizar a tramitação dos Termos de Compromisso Ambiental (TCA) para emissão dos respectivos certificados em menor intervalo de tempo.

Em evento realizado na sede do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo – SINDUSCON/SP, o Secretário do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo de Castro, anunciou mudanças na tramitação de processos administrativos para emissão e acompanhamento de Termos de Compromisso Ambiental – TCA. O objetivo é simplificar os processos e, também, reduzir prazos. A medida acompanha a recente reestruturação ocorrida em fevereiro, para a pasta executar atividades compatíveis e correlatas com a sua área de atuação.

“Estamos trabalhando para diminuir o tempo de tramitação dos processos de competência da Coordenação de Licenciamento Ambiental com a modernização dos serviços, o quer resultará, em breve, em menor prazo para elaboração de Termos de Compromisso Ambiental e seus respectivos Certificados de Recebimentos Provisórios (CRP) e Certificados de Recebimentos Definitivos (CRD)”, explica Eduardo de Castro.

Também presente ao evento, a responsável pelo setor de compensação ambiental da SVMA, Christiane de França Ferreira, reforçou as ações em curso aos membros do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SINDUSCON-SP. Essas ações objetivam conferir mais agilidade aos processos administrativos para a concessão dos certificados que comprovam o cumprimento dos compromissos ambientais assumidos pelos interessados.

Esses procedimentos administrativos são instaurados sempre que o interessado requer autorização para o manejo de espécimes arbóreos em razão de construção. O interessado assina um Termo de Compromisso Ambiental (TCA) com o município e, após a finalização das obras, é obrigado a protocolar o relatório final de plantio com a devida Anotação de Responsabilidade Técnica – ART. Só então, solicita o Certificado de Recebimento Provisório (CRP); o Certificado de Recebimento Definitivo (CRD) é expedido após a finalização do plantio compensatório, quando o processo administrativo pode ser arquivado pela SVMA.

collections
Galeria de imagens