Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Sábado, 5 de Outubro de 2019 | Horário: 06:00
Compartilhe:

Dia Nacional das Aves é comemorado neste sábado

-

Fotografia de um periquito-rico, ave na cor verde,  parado sobre um galho de árvore repleto de flores de tons cor-de-rosa. À direita, estão os dizeres
Picapauzinho-de-coleira, bem-te-vi, papagaio, biguá, tucano-de-bico-verde e gavião-carijó chamam atenção dos frequentadores mais atentos dos parques municipais. Comemorado neste sábado (5), o Dia Nacional das Aves retoma a importância da preservação destas e de todas as espécies da avifauna brasileira, considerada uma das mais ricas do mundo. Mais que graciosas, as aves são fundamentais para a manutenção da biodiversidade por meio da dispersão de sementes e da polinização, por exemplo.

A data também é um alerta para os riscos de extinção das aves. Os principais problemas são o desmatamento – causador da perda de habitat e, consequentemente, do desaparecimento de espécies – e o tráfico. Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA), 80% dos animais apreendidos no Brasil são aves, tendência que se confirma no setor de quarentena – responsável pelo recebimento de animais vitimados pelo contrabando – do Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS).

Denunciar a compra e venda de animais silvestres, estimular o consumo consciente de recursos naturais, proteger cursos d’água e plantar árvores frutíferas são algumas das ações que contribuem para a preservação da avifauna. A Divisão de Fauna Silvestre (DFS) da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) possui uma série de orientações aos munícipes sobre cuidados com as aves e também gere o CeMaCAS, que recebe, trata e reabilita animais silvestres com o objetivo de devolvê-los à natureza.

Mensalmente, a Divisão de Fauna promove o #VemPassarinhar em parceria com a SAVE Brasil e o Instituto Butantan. Em outubro, no dia 26, o Parque Natural Municipal (PNM) Jaceguava sedia a atividade, que pode ser praticada por pessoas de todas as idades e é sempre gratuita. No site da SVMA, é possível consultar o calendário anual do evento.

 

collections
Galeria de imagens