Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Sábado, 12 de Outubro de 2019 | Horário: 06:00
Compartilhe:

Dia do Mar pede um momento de reflexão

-

Fotografia de uma onda do mar com pôr-do-Sol ao fundo. Ao centro, estão aplicados os dizeres:

O dia 12 de outubro é marcado por duas importantes datas: o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e o Dia das Crianças. O que muitos não sabem é que, nesse dia, também é comemorado o Dia do Mar. Sua importância para a sobrevivência e o desenvolvimento do ser humano não combinam com o que o homem promove, ao degradá-lo.

Basta acompanhar o noticiário para conferir o recente acidente ambiental que já contaminou mais de 140 praias de 62 cidades das regiões norte e nordeste do país. Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a extensão de costa nordestina atingida pelas manchas de petróleo desde o dia 2 de setembro chegou a 2.100 quilômetros, em nove estados da região.

Mas não são apenas acidentes ambientais como este, considerado o maior da história em termos de extensão, que danificam os oceanos. Em sua beleza, o mar é exuberante e exerce um papel essencial na regulação do clima, já que ele é responsável por grande parte do oxigênio no planeta e da retenção de calor. Apesar de sua importância, os mares e oceanos estão sofrendo os efeitos da poluição marinha.

Muitos animais marinhos morrem por ingestão de plástico. Com esse tipo de resíduo despejado na água, os animais acabam engolindo acidentalmente fragmentos do material ao se alimentar e acabam morrendo asfixiados e envenenados. Esgoto residencial e industrial, agrotóxicos utilizados nas lavouras e resíduos de carvão mineral são outros exemplos de poluentes que também contaminam estas águas.

Outros crimes ambientais continuam sendo cometidos. O caso mais recente aconteceu em setembro deste ano, quando manchas de óleo começaram a aparecer em praias do Nordeste. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) já considera este desastre ambiental como o maior da história no litoral brasileiro em termos de extensão. Até o momento, já são138 praias atingidas em nove estados do Nordeste.

É fundamental refletir sobre os atos humanos e mudar atitudes que prejudicam o meio ambiente não só neste dia especial, mas sempre. Algumas ações podem contribuir para reverter este cenário, como prevenir a poluição plástica e instituir ações para preservar todas as fontes de vida no planeta.

collections
Galeria de imagens