Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Conheça os países que mais emitiram CO2 nos últimos anos
Segundo dados divulgados pelo Global Carbon Atlas, plataforma científica responsável por medir as emissões de CO2, o Brasil foi o 14º país que mais emitiu o gás de efeito estufa (GEE). A primeira aparição brasileira na lista de 15 maiores emissores foi em 2011, chegando à 11ª posição em 2013.
A China, em 2007, chegou a ultrapassar os Estados Unidos e se tornou a maior emissora de dióxido de carbono do planeta, posição que mantém até hoje. Esse acréscimo aconteceu durante o período de industrialização e forte crescimento econômico do país, baseado principalmente na queima de combustíveis fósseis, como o carvão.
Durante a conferência do clima de Copenhague, em 2009, o governo chinês se comprometeu em reduzir 45% de suas emissões até 2020, em comparação com 2005. No entanto, de acordo com os balanços divulgados pelo Global Carbon Project, o país está longe de alcançar a meta.
Os Estados Unidos, a primeira economia mundial e segundo maior emissor de CO2, também não conseguiram reduzir seus números, mesmo tendo fechado um considerável número de usinas de carvão em 2018. O governo Donald Trump ainda flexibilizou as leis que limitavam as emissões de gases causadores do efeito estufa.
De acordo com os cientistas, no último ano, os níveis de CO2 na atmosfera ultrapassaram as 415 partes por milhão (ppm) – pela primeira vez na história da humanidade. O último registro de concentrações de dióxido de carbono na Terra nesse nível ocorreu, provavelmente, há 2,6 milhões ou até 3 milhões de anos.
Os relatórios da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o Meio Ambiente, indicam que os países precisarão quintuplicar seus compromissos de redução nas emissões de CO2, se quiserem cumprir a meta de um aquecimento global limitado em 1,5°C até 2050.
Fonte: BBC Brasil
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk