Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Os eventos climáticos extremos são causados pelas mudanças do clima
As mudanças climáticas já estão causando diversos eventos extremos, como ondas de calor e chuvas torrenciais que provocam inundações, além de contribuir para futuros desastres naturais. No pior dos casos, o final do século será marcado por ondas de calor e picos de chuva mais intensos e frequentes. Segundo o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), esses eventos climáticos extremos não atingirão o globo de forma regular.
As mudanças climáticas são também responsáveis pelo recuo das geleiras; essa situação preocupa os países da Ásia e da América do Sul – que dependem das geleiras para ter água – e dos pequenos estados insulares, que poderão ficar inabitáveis devido a temporais que comprometem ainda mais os altos níveis do mar. A situação pode se agravar a ponto de reduzir os intervalos entre os picos de calor, que aconteciam a cada 20 anos e poderão ocorrer a cada cinco anos, por volta de 2050, chegando à periodicidade anual ou bienal no fim do século.
A maior concentração de gases de efeito estufa (GEE) aumentam os dias quentes nos últimos anos. Estudos sugerem elevação da temperatura do ar e da superfície marítima, combinada cm maior umidade. Essa mistura intensificará tempestades tropicais. Porém, esses danos podem ser amenizados com medidas para proteger as populações – as medidas de adaptação – enquanto também se procura adotar ações de mitigação – eliminação da fonte dos GEE, por exemplo.
Fonte: BBC Brasil/ G1
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk