Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2020 | Horário: 14:00
Compartilhe:

Alunos aprendem educação ambiental no PNM Fazenda do Carmo

Estudantes da Emef Professor Aurélio Arroba Martins tiveram aulas práticas

O Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo, estabeleceu desde 2017, o projeto de educação ambiental, onde o objetivo é alinhar os conteúdos dados em sala de aula na escola com a conservação ambiental, onde o parque torna-se uma extensão do ensino.

Em novembro de 2018, os professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Aurélio Arrobas Martins, em Itaquera, realizaram uma reunião pedagógica no parque, onde a história do PNM Fazenda do Carmo e da Área de Proteção Ambiental (APA) do Carmo foram abordados com objetivo de alinhar o conteúdo nas disciplinas escolares. A coordenação da escola, que sempre foi muito próxima das atividades do parque, decidiu divulgar ainda mais o tema.

Em continuidade ao projeto, no primeiro semestre de 2019, os professores receberam um treino sobre áreas protegidas e sua biodiversidade elaborado pela gestão da APA do Carmo. “É um curso rápido, mas que ao longo do tempo poderemos ver os frutos”, disse Gustavo Feliciano Alexandre, gestor da APA do Carmo pela Fundação Florestal/SIMA.

A parte final do treino contou com uma trilha para os professores e visita à sede sustentável do parque, onde toda essa vivência foi incorporada pelo corpo docente no TCA- Trabalho Colaborativo Autoral, onde os professores propõem aos alunos que desenvolvam uma  pesquisa e apresentem à comunidade escolar antes da conclusão do Ensino Fundamental.

Em setembro, os alunos do 9º ano da Emef Aurélio Arrobas, puderam fazer a visita de campo no PNM Fazenda do Carmo, tiraram algumas dúvidas e aprenderam sobre a dinâmica territorial da Zona Leste, e o contexto ambiental de forma prática. “É muito bom estreitar a relação com os alunos, afinal, o ser humano e a natureza são um só. Vê-los nas trilhas e curiosos sobre a região, traz o pertencimento local sobre a mata que é vizinha deles. ”, ressaltou Helen Souza, geógrafa e gestora do PNM Fazenda do Carmo.

Em novembro, os estudantes apresentaram no seminário o TCA, que deixou a gestora bastante satisfeita. “Foi um reconhecimento de um trabalho feito ao longo do ano”, lembrou.

Expectativas renovadas para 2020
A continuidade do projeto de educação ambiental já foi estabelecido com a Emef Professor Aurélio Arrobas Martins também para este primeiro semestre e estão sendo criadas novas articulações com outras escolas em 2020.


História do PNM Fazenda do Carmo
O Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo possui 449 hectares (aproximadamente o equivalente a 500 campos de futebol) sendo o maior remanescente de Mata Atlântica, localizado zona leste do Município de São Paulo, no âmbito da Subprefeitura da Itaquera e na Área de Proteção Ambiental (APA) Parque e Fazenda do Carmo – a primeira Unidade de Conservação de Uso Sustentável do Estado de São Paulo, gerida pela Fundação Florestal, distando cerca de 19 km da região central da capital paulista. Está inserido na Bacia Hidrográfica do Alto Tietê e na Sub-bacia Aricanduva.

Os remanescentes de vegetação de seu entorno favorecem sua conservação, criando um Corredor Ecológico Urbano que liga à região das nascentes do rio Aricanduva.

Atrativos e equipamentos:
- Trilha da Preguiça;
- Área aberta para piquenique;
- Biblioteca comunitária
- Banheiros. Há também banheiros para portadores de necessidades especiais;
- Administração, com destaque sua construção com projeto arquitetônico sustentável;
- Estacionamento para carro

SERVIÇO:
Visitação ao Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo
Horário: das 8h às 17h, às terças-feiras
Local: Estrada da Fazenda do Carmo, 350 – Itaquera

collections
Galeria de imagens