Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Sexta-feira, 28 de Fevereiro de 2020 | Horário: 14:00
Compartilhe:

Quais os impactos das mudanças climáticas nos oceanos?

Os oceanos são responsáveis por grande parte da absorção do calor produzido pelo aquecimento global

Imagem com fundo branco e a frase

Uma maior concentração de gases causadores do efeito estufa está intimamente relacionada ao aumento da temperatura média da atmosfera. E os oceanos apresentam um preocupante papel nessa situação. O Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas (IPCC) aponta que eles poderão sofrer alternações inimagináveis, com temperaturas mais altas, água mais ácida, menos oxigênio e condições de produção de recursos alteradas.

Do calor produzido pelo aquecimento global, aproximadamente 90% são retidos pelo oceano, que consegue absorver vinte vezes mais calor que a atmosfera. Ou seja, as águas oceânicas absorvem praticamente um terço de toda a emissão de CO2, provocando a diminuição do pH da água e tornando-a mais ácida.

Essa acidificação coloca em risco diversos ecossistemas marinhos, como por exemplo os recifes de coral, pois abala a fixação de carbonato de cálcio em conchas, ouriços do mar e outras espécies. A redução de oxigênio nos mares leva a um aumento da produção de óxido nitroso, gás agravador do efeito estufa.

Esse fator traz como consequência o derretimento do gelo das regiões frias e o aumento no nível dos oceanos. O degelo e a diminuição das massas geladas passam a liberar uma maior quantidade de dióxido de carbono, acelerando a devastação dos oceanos e da criosfera, ou seja, toda a superfície coberta de forma permanente por gelo.

Fonte: BBC Brasil/ USP
 

 

collections
Galeria de imagens