Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Sexta-feira, 6 de Março de 2020 | Horário: 14:00
Compartilhe:

O que as ondas de frio dizem sobre o aquecimento global

Existem muitos questionamentos a respeito das baixas temperaturas em um planeta cada dia mais quente.

Imagem com fundo branco e a frase

As ondas de frio geram dúvidas em algumas pessoas quanto à veracidade do aquecimento global. Porém, pesquisas científicas comprovam que esses eventos climáticos são justamente a prova clara de que o aquecimento global existe e está acontecendo. Não há como negar o fato de estarmos à beira de um colapso climático.

O clima serve como panorama prolongado e completo dos padrões de tempo. É importante atentar-se ao fato de que, quando os cientistas se referem ao clima, estão falando sobre a situação do planeta como um todo. Ou seja, o fato de ocorrências de temperatura mais fria que de costume em determinada região não altera outro fato - o de que a Terra está, na média, mais quente.

Os pesquisadores afirmam que os eventos climáticos extremos são produzidos pela emissão dos gases de efeito estufa (GEE), resultado das ações humanas. Esse cenário pode ter resultados diversos, como inundações na África, seca no Brasil e invernos rigorosos na América do Norte.

A Agência Espacial Americana (NASA) explica que o processo de aquecimento do planeta contará com episódios de tempos extremamente quentes e extremamente frios. Isso acontece porque as mudanças climáticas alteram as correntes marinhas e de vento, gerando eventos meteorológicos extremos - sejam eles de frio ou de calor.

Fonte: BBC Brasil

collections
Galeria de imagens