Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Sexta-feira, 13 de Março de 2020 | Horário: 14:00
Compartilhe:

O que é pegada ecológica?

Os hábitos de consumo da humanidade estão deixando marcas definitivas na biodiversidade do planeta

Imagem com fundo branco e a frase

Com a Revolução Industrial, na segunda metade do século XIX, o homem começou a abusar de forma irresponsável dos recursos naturais da Terra. O termo “pegada ecológica” surgiu em 1990, com os cientistas canadenses Mathis Wackernagel e William Rees, e é utilizado para medir a utilização humana desses recursos. Essa ferramenta foi criada para a conscientização sobre o uso racional e equitativo dos bens naturais.

Todo esse uso excessivo resultou no aumento significativo do consumo de água e energia, além da elevação dos níveis de poluição atmosférica. A Pegada Ecológica é uma medida da área, em hectares globais, que inclui terra e água; ela é usada para a construção de prédios e rodovias, uso de água, do solo para agricultura, da vida marinha e outros elementos que compõem a biodiversidade do planeta.

Para calcular a Pegada Ecológica são considerados diversos fatores, como a emissão dos gases do efeito estufa (GEE) na atmosfera e os poluentes no ar, água e solo. O resultado obtido serve de parâmetro para medir o impacto de nosso estilo de vida, conforme nossos hábitos de consumo. Pesquisas recentes mostram que já consumimos 50% a mais da capacidade de reposição natural do planeta. Precisamos de mudanças de hábito urgentes.

É possível calcular sua pegada ecológica através do site www.suapegadaecologica.com.br

Fonte: WWF

collections
Galeria de imagens