Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Dia Nacional dos Animais
O Dia Nacional dos Animais é comemorado neste sábado, 14 de março, e traz a oportunidade de discutir o que tem sido feito para a sua defesa. Essa data serve de alerta para a necessidade de leis mais firmes contra maus-tratos e de campanhas de conscientização para coibir os abusos, não apenas com animais domésticos, como também com animais silvestres.
Os maus-tratos podem compreender agressões físicas, falta de alimentação e água, exposição permanente ao sol ou a locais frios, abandono e até acomodação inadequada. Vale lembrar que é importante deixar os animais domésticos domiciliados, evitando a predação dos animais silvestres, já que este é um dos principais agravos que acomete nossa fauna nativa. Ao presenciar qualquer tipo de abuso, denuncie. As denúncias podem ser feitas através do site da Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (DEPA). Já os casos de flagrante podem ser denunciados de forma anônima pelos telefones 153 (Guarda Civil Metropolitana) e 190 (Polícia Militar).
Tráfico de animais silvestres
Não bastassem os maus-tratos aos animais domésticos, que muitas vezes culminam no abandono, o Brasil enfrenta o tráfico de animais silvestres, considerado o terceiro maior comércio ilegal do país, perdendo apenas para as drogas e as armas. Quando capturados pela polícia, esses animais são encaminhados a Centros de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS), como a Divisão da Fauna Silvestre (DFS) da Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA), que mantém um espaço para a recuperação dos animais apreendidos.
São encaminhados, aproximadamente, oito mil animais à DFS anualmente. Esses animais são atendidos no Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS), situado no Parque Anhanguera, e na Unidade Ibirapuera. Nesses locais, além do atendimento veterinário, é feita a reabilitação e a destinação de animais silvestres que, sempre que possível, podem ser relocados na natureza ou repatriados para outros Estados do país.
A DFS foi criada por lei em outubro de 1993 com o intuito de gerir a fauna silvestre nos Parques Municipais da Cidade, além de zelar pelo Acervo Municipal de Anatídeos (cisnes, gansos e marrecos). Ao encontrar um animal silvestre em risco, o munícipe deve contatar, primeiramente, a DFS por meio do atendimento telefônico (3885-6669), recebendo orientações sobre o encaminhamento correto do animal. Após a triagem, os animais podem ser encaminhados a DFS pelo munícipe ou, quando necessário, resgatados pela GCM Ambiental.
SERVIÇO
Divisão da Fauna Silvestre – Unidade Ibirapuera
Endereço: Av. IV Centenário, Portão 7A
Recebimento de animais: de segunda a quinta-feira, das 8h às 16h, e às sextas-feiras, das 8h às 12h
Divisão da Fauna Silvestre - Unidade Anhanguera / CeMaCAS
Endereço: Avenida Fortunata Tadiello Natucci, altura do n° 300 / Estrada de Perus, 168
Recebimento de animais: de segunda a sexta, das 8h às 16h; aos sábados e domingos, das 8h às 14h, e feriados, das 8h às 12h
Atendimento telefônico: (11) 3885-6669 / (11) 96715-5424 (whats app) / (11) 3917-8873 (apenas nos finais de semana)
www.prefeitura.sp.gov.br/fauna
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk