Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
As péssimas condições dos animais vítimas do tráfico
Os animais capturados para serem vendidos ilegalmente sofrem durante todo o processo de captura, transporte até a venda. Segundo Juliana Summa, bióloga e diretora da Divisão de Fauna Silvestre, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, muitas vezes o transporte é feito em caixas ou escondidos em pequenos compartimentos inadequados para que possam passar despercebidos. As condições em que esses animais são mantidos também são insalubres, muitas vezes em depósitos ou salas para que as vizinhanças não tomem conhecimento.
A bióloga afirma que todo esse processo gera muito estresse aos animais, levando as mutilações, danos físicos e até mesmo ao óbito. “Não apenas os animais são prejudicados, mas também o equilíbrio ambiental. Normalmente os machos são os alvos do tráfico pela aparência e pelo canto. Dessa forma, a retirada de um grande número de machos de um mesmo ambiente pode gerar desequilíbrios na proporção entre machos e fêmeas. O mesmo acontece com a retirada de grande número filhotes”.
Segundo Juliana, o comércio existe porque há quem compre. “As pessoas gostam de ter algo diferente em casa”. Ela sugere que a sociedade civil denuncie a venda ilegal e principalmente não compre animais silvestres. “Mesmo no caso das vendas legalizadas o criadouro é muitas vezes abastecido por filhotes oriundos do tráfico. ”
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk