Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Parque Lajeado comemora 11 anos
O Parque Lajeado – Izaura Pereira de Souza Franzolin, comemora hoje (25) 11 anos de existência. Inserido na antiga Chácara Santa Rosa, no distrito de Lajeado, zona leste da cidade de São Paulo, o parque teve sua mata nativa preservada e contou com a substituição do muro por gradil, possibilitando aos moradores a visualização da vegetação.
Possui vegetação remanescente de Mata Atlântica, bosques e fauna rica, com aves como a coruja-orelhuda, o picapauzinho-de-coleira e o pichororé, espécies endêmicas da Mata Atlântica.
Como destaque da flora do parque temos espécies como abacateiro, aroeira-mansa, cabeludeira, cambuci, cedro, cuvitinga e grumixama. Existem também algumas espécies ameaçadas de extinção como canela-amarela, cedro, palmito-jussara, pau-brasil e pinheiro-do-paraná.
A infraestrutura do parque conta com mesas para jogos, playground, trilhas, equipamentos de ginástica ao ar livre e áreas de recreação para as crianças.
Quem foi Izaura Pereira de Souza Franzolin?
O nome do Parque Municipal presta homenagem à Dona Izaura Pereira de Souza Franzolin, antiga proprietária da Chácara Santa Rosa. Para a implantação do espaço, Dona Izaura fora desapropriada pela municipalidade.
Além de suas inúmeras particularidades do Parque Lajeado, uma muito interessante, é que toda a mata nativa do Parque foi preservada e a comunidade teve a visibilidade da mata liberada com substituição do muro por gradil. Inserido na antiga Chácara Santa Rosa, distrito de Lajeado, o Parque hoje completa 11 anos de muitas conquistas! Parabéns, Lajeado!
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk