Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Sexta-feira, 21 de Maio de 2021 | Horário: 16:11
Compartilhe:

Garantir a proteção do clima precisa ser um compromisso de todos

Em São Paulo, Grupo de Trabalho Intersecretarial trabalha em parceria com a rede internacional de cidades C40

 

Está no artigo 225, da Constituição Federal, de 1988: Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

Cumprir o que está na Constitução Federal nos ajuda a enfrentar os problemas causados pelo aquecimento global e pelas mudanças climáticas, bem como a reduzir os danos causados por elas – não à toa, grandes e importantes cidades como São Paulo produzem um Plano de Ação Climática para orientar suas ações nesse combate. O Plano foi desenvolvido desde 2019 por um Grupo de Trabalho Intersecretarial da Prefeitura de São Paulo, em parceria com a rede internacional de cidades C40, tendo sido coordenado pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e parcialmente pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais, a fim de viabilizar ações que impactem na diminuição da emissão de gases de efeito estufa e na adaptação aos impactos da mudança do clima, observada a equidade social nas medidas a serem adotadas.

O assunto é tão importante e mundial, que mais de 100 mil franceses foram às ruas neste início de maio em 163 passeatas para pedir medidas mais ambiciosas do governo e que seja incluída na Constituição da França a proteção do clima. Em abril, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, promoveu um evento com a participação de cerca de 40 líderes mundiais destacando que a preocupação com a mudança climática fortalecerá a economia na geração de empregos, com a modernização da infraestrutura e o investimento em inovação e tecnologia.

Está em curso uma transformação macroeconômica que implica eliminar as emissões de gases de efeito estufa dos modos de produção e de consumo, objetivando manter a temperatura de nosso planeta abaixo de 2 ºC, mas preferencialmente abaixo de 1,5 ºC. Todos teremos que nos adaptar e será certamente menos custoso que comecemos o quanto antes, tanto para as presentes quanto para as futuras gerações.
 

collections
Galeria de imagens