Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Dia Internacional da Biodiversidade propõe reflexão sobre preservação
Hoje, 22 de maio, comemora-se o Dia Internacional da Biodiversidade. A data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e se originou depois da aprovação do texto final da Convenção da Diversidade Biológica, ocorrida no Rio de Janeiro, no mesmo ano. O texto era intitulado “Nairobi Final Act of the Conference for the Adoption of the Agreed Text of the Convention on Biological Diversity”. Antes, a data era comemorada no dia 29 de dezembro.
O Dia Internacional da Biodiversidade é ideal para a reflexão sobre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que têm o propósito de estimular esforços para que, até 2030, todas as ações sejam aplicadas universalmente, e assim contribuam para o fim de todas as formas de pobreza, promovam a luta contra as desigualdades e combatam as alterações climáticas, assegurando que ninguém seja deixado para trás.
A biodiversidade nada mais é do que o conjunto de todas os seres vivos existentes na biosfera. Sejam plantas, animais e microrganismos, ou até mesmo a variedade de culturas e raças de animais em lagos, florestas, água, ar, solo, entre outros.
Todas as criaturas existentes apresentam um importante papel no ecossistema e quando alguma entra em extinção, todos são impactados. Um dos objetivos da data é justamente a preservação, já que a poluição, o desmatamento, a exploração e, consequentemente, as mudanças climáticas, são algumas ações responsáveis pela redução da biodiversidade do planeta.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk