Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Mais de 200 aves são repatriadas para o sertão nordestino
Em uma operação complexa e com todo o cuidado de logística, cerca de 215 aves apreendidas em diversos momentos nos últimos anos viajaram de avião na última sexta (9/7) para Recife, em uma parceria com o Instituto Vida Livre e o CETAS Tangará (da Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco), que irá terminar a reabilitação e realizar a soltura dos pássaros no sertão nordestino.
Todos esses animais estavam em cativeiros ilegais e depois de resgatados foram encaminhados para o CeMaCAS (Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres), da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, no Parque Anhanguera.
Dentre as aves apreendidas, estão 15 corripiões. Considerado um dos mais lindos pássaros existentes no país, seu canto é um dos mais agradáveis de se ouvir e por isso estão entre os mais adquiridos no tráfico. O corrupião é um passeriforme da família Icteridae e seu nome científico é Icterus jamacaii, que quer dizer pássaro amarelo. Eles costumam medir entre 23 e 26 centímetros de comprimento. O macho tem peso médio de 67,3 gramas e a fêmea de 58,5 gramas. São onívoros, ou seja, se alimentam de frutos, sementes, insetos, aranhas e outros pequenos invertebrados, seiva de flores e frutos de cactos.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk