Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Parque Independência completa 32 anos de sua criação
Cenário da cultura, do patrimônio e da história brasileira, o Parque Independência completa neste 7 de Setembro 32 anos de sua inauguração. Foi ali, na Colina do Ipiranga, junto ao Riacho do Ipiranga, há 199 anos, que ocorreu o famoso grito de independência do Brasil em relação a Portugal, por parte de Dom Pedro I. Desde então, a área passou a ter um valor simbólico especial.
Na Constituinte de 1891, toda a região passou a ser do governo estadual. Em 1895, foi inaugurado o Museu do Ipiranga e em 1922 (cem anos pós independência), foram criados novos acervos e a decoração interna do espaço foi refeita com pinturas e esculturas apresentando a história do Brasil. Na comemoração de um século do grito, também foi inaugurado o Monumento à Independência, feito por Ettore Ximenes e Manfredo Manfredi. A obra é esculpida em granito e bronze.
Em 1953, foi construída uma cripta no interior do monumento para receber os restos mortais de Dom Pedro I e de suas duas esposas – Dona Leopoldina e Dona Amélia. O Parque Independência também abriga a Casa do Grito – imóvel tombado pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) e existente desde a época do grito de independência.
O Parque Independência tem também um impressionante e belíssimo jardim francês, que liga o Monumento à Independência ao Museu do Ipiranga. Ele foi inaugurado em 1909, inspirado no Jardim de Versalhes, na França, em um perfil estilístico revivalista e traz elementos clássicos como chafariz, lago, fontes e estátuas.
Mas não só de beleza e história que vive o Parque Independência. A área verde também é rica em sua fauna e flora. Foram identificadas 160 espécies arbóreas na região, metade natural da cidade de São Paulo e 39% tidas como exóticas. Destacam-se a araucária, o pau-ferro, a paineira, a árvore-da-borracha e o amendoim-acácia, usadas no trabalho de paisagismo.
A fauna do Parque Independência tem o registro de 94 espécies, sendo 73 de aves e quatro mamíferos. Há 14 espécies de borboletas também catalogadas. Entre os mamíferos, estão a preguiça-de-três-dedos, o gambá-de-orelha-preta e os saguis-de-tufo-branco e de-tufo-reto. O local é ótimo para avistar papagaios, periquitos, maracanãs e tuins, além de pica-paus e pássaros da família do bem-te-vi.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk