Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Parque Raul Seixas faz aniversário de 32 anos
Um dos maiores cantores da música brasileira, Raul Seixas morreu em 1989 e neste mesmo ano foi homenageado com o seu nome em um parque na zona leste da capital, região da subprefeitura de Itaquera. Neste 21 de outubro são 32 anos desde a criação do espaço de lazer e contemplação.
A infraestrutura do Parque Raul Seixas inclui as quadras poliesportivas, quiosque, paraciclo, mesa de xadrez, sanitários, lago, nascente, quadra de bocha e playgrounds – estes com uma variedade de brinquedos tornando-se locais especiais para a criançada. Na área do parque funcionam também a Casa de Cultura Raul Seixas e um CECCO – Centro de Convivência e Cooperativa gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde, que tem como objetivo favorecer a aproximação e convivência entre a população, em toda sua diversidade, sejam elas pessoas idosas, com transtornos mentais, deficiências, em situação de rua e também crianças e adolescentes em geral.
As edificações hoje ocupadas pela administração e a Casa de Cultura são remanescentes de uma antiga fazenda que produzia carvão nos anos 1930. A importante área verde permite que os frequentadores usufruam dos gramados para piqueniques. As churrasqueiras também são bastante utilizadas.
A vegetação do Parque Raul Seixas é composta por eucaliptal e áreas ajardinadas arborizadas com espécies nativas, como a sibipiruna, jerivá e aroeira-mansa. Foram registradas 79 espécies vasculares, das quais está ameaçada de extinção o pau-brasil. Árvores frutíferas como abacateiro, goiabeira, jabuticabeira e amoreira também estão presentes no espaço.
Em relação à fauna, foram catalogadas 41 espécies, sendo 27 aves, como beija-flor, avoante, anu-branco, sabiá-do-campo e canário; além de dez tipos de borboletas e répteis como um lagarto de nome cobra-de-vidro.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk