Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Segunda-feira, 13 de Dezembro de 2021 | Horário: 10:49
Compartilhe:

Sede Sustentável do Parque Natural Fazenda do Carmo recebe visita do IDEMA e compartilha questões de segurança, manejo e sustentabilidade

Representantes do Instituto vieram do Rio Grande do Norte para trocar experiências a respeito das práticas com relação aos vigilantes, ao manejo e brigadistas dos parques naturais municipais

 

O Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo recebeu, no dia 25 de novembro, visita do IDEMA, um órgão estadual do Rio Grande do Norte, responsável pelas unidades de conservação do estado. Durante o encontro, o administrador do Parque Fazenda, Thiago de Andrade, apresentou todo o local e a parte estrutural da sede sustentável, que apresenta algo inovador em sua construção além dos Termos de Referência de vigilância e brigadas de incêndio e manejo.

Os Termos de Referência de Manejo do Parque Natural Fazenda do Carmo contam com carpinteiros, pedreiros e eletricistas que fazem a manutenção do parque. O intuito da visita foi compartilhar experiências e conhecer o modelo de gestão adotado pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo. Os representantes do IDEMA que participaram da visita foram Leon Aguiar, diretor-geral do Instituto, Bety Alvares, chefe de gabinete, e a arquiteta e chefe do núcleo de arquitetura e engenharia, Cris Martins.

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte - IDEMA é uma autarquia do Governo do Estado do Rio Grande do Norte responsável por promover a política ambiental do estado, visando o desenvolvimento sustentável, aproveitando as potencialidades regionais em busca da melhoria da qualidade de vida da população.

Segundo Leon Aguiar, foi constatado um trabalho inovador e possível de ser implantado no Rio Grande do Norte. "A gestão do Parque Fazenda do Carmo está realmente de parabéns pela maneira de administrar a Unidade, que apresenta bases sustentáveis em toda sua concepção e utilização", afirmou.

Dentre os destaques da Sede Sustentável do PNM Fazenda, o que mais chamou a atenção dos visitantes foi a sua base completamente sustentável, com sistemas próprios de geração de energia, tratamento de esgoto e reaproveitamento da água da chuva. Além disso, há o manejo das árvores para utilização da fabricação de móveis e a adoção dos brigadistas de incêndio florestais como agentes colaborativos da defesa e proteção ambiental. O IDEMA ficou bastante interessado em adotar estas práticas para as Unidades de Conservação do RN, em especial a dos vigilantes parque, a fim de ampliar as ações do Programa RN Sem Chamas, que monitora e investiga os incêndios florestais e queimadas no estado.

collections
Galeria de imagens