Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Animais silvestres resgatados do tráfico são tratados no CeMaCAS
O tráfico de animais silvestres é uma das principais ameaças à biodiversidade brasileira. Milhões deles são retirados da natureza todos os anos no Brasil. Os animais capturados de forma predatória sofrem durante todo o processo, desde a captura, transporte – que é feito em caixas inadequadas - até a venda e muitos acabam morrendo pela falta de conhecimento de manutenção e cuidados.
O Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS), no Parque Anhanguera, e o posto de recebimento no Parque Ibirapuera, unidades da Divisão de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, atendem os animais silvestres que estão em risco, órfãos ou provenientes de apreensões em ações de combate ao tráfico. Os animais recebidos pelo CeMaCAS passam por avaliação clínica, na qual recebem os primeiros atendimentos e muitos ficam em quarentena para evitar a disseminação de doenças para os outros animais. As espécies nativas e de ocorrência no município de São Paulo são soltas nos parques e áreas verdes da cidade.
A Divisão da Fauna Silvestre, criada em 1991, conta com o trabalho de biólogos e médicos-veterinários que fazem a reabilitação das espécies. No segundo semestre de 2021, foram resgatados 3.920 animais e cerca de 50% deles, após tratados, são devolvidos à natureza. Em julho de 2021, cerca de 215 aves recuperadas pelo CeMaCAS foram transportadas de avião para Recife, para serem repatriadas na região. A repatriação ocorre quando a espécie não tem ocorrência no Estado de São Paulo e, portanto, só pode ser solta em seu local de origem. Os trabalhos desenvolvidos pela Divisão de Fauna Silvestre são de extrema importância para a conservação de várias espécies, inclusive daquelas em risco de extinção.
O tráfico de animais silvestres é a terceira maior atividade ilegal no mundo, ficando atrás apenas do tráfico de armas e de drogas. No Brasil, um dos principais motivos dessa prática ser tão popular é a falta de fiscalização e punição, por isso, não incentive essa prática e não compre animais sem origem legal conhecida.
Você pode denunciar essa prática por meio dos telefones da Polícia Militar, 190, da Guarda Civil Metropolitana, 153, ou pela Linha Verde do IBAMA 0800 618080.
A denúncia também pode ser feita pelo e-mail linhaverde.sede@ibama.gov.br ou pelo site denuncia.sigam.sp.gov.br
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk