Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Segunda-feira, 10 de Janeiro de 2022 | Horário: 10:49
Compartilhe:

Parque Jardim das Perdizes completa seis anos de existência

O espaço conta com tecnologias que contemplam soluções voltadas para a sustentabilidade e acessibilidade

Calçadas amplas com rampas, iluminação das ruas internas com lâmpadas de LED, pista de cooper, ciclovia com piso drenante, playground, pisos podotáteis para orientação de deficientes visuais e equipamentos de ginástica para a terceira idade. Todos esses elementos compõem parte da estrutura do Parque Jardim das Perdizes, que recebeu o Selo de Acessibilidade, concedido pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência.

O parque, inaugurado no dia 10 de janeiro de 2016, também conta com a exposição de diversas obras da artista plástica Tomie Ohtake ao longo de seus 45.967 m² de extensão. O terreno foi doado à Prefeitura devido à construção de um empreendimento nos arredores. A flora do parque conta com jabuticabeiras, caramboleiras e jambeiros, além de espécies em extinção como o pau-brasil.

O morador do bairro Luiz Gustavo Rippani, engenheiro agrônomo e arborista que adotou voluntariamente o parque, guiou o plantio de mais de duas mil árvores, bem como o projeto de irrigação e drenagem automatizado. A tecnologia identifica a umidade relativa do solo, capta e armazena a água da chuva para as próximas aguagens, evitando o escoamento para os córregos da região e diminuindo a incidência de inundações. Esse sistema de irrigação faz do Parque Jardim das Perdizes o único parque da América Latina cujo processo é automatizado.

 

 

collections
Galeria de imagens