Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Parques Ermelino Matarazzo e Lions Clube Tucuruvi fazem aniversário
Áreas de churrasqueiras, equipamentos para prática de exercícios acessíveis, sanitários acessíveis, rampa de acesso com cobertura para pessoas com deficiência, pista de cooper e caminhada, playground, quadras poliesportivas e quadra de areia são elementos que compõem a estrutura dos parques Ermelino Matarazzo e Lions Clube Tucuruvi. Beija-flor-tesoura, o pica-pau-do-campo, o sabiá-laranjeira, alegrinho e o gavião-carijó são espécies de aves que podem ser facilmente vistas nas dependências desses parques.
O parque Ermelino Matarazzo foi implantado em uma chácara desapropriada remanescente da casa de veraneio da família Matarazzo - a única construção histórica que foi testemunha do desenvolvimento industrial de São Paulo, abrigando hoje a administração do parque, o Telecentro, que serve como uma lan house, e a Associação da Casa dos Deficientes de Ermelino Matarazzo (ACDEM).
A ACDEM tem o compromisso de promover uma vida digna às pessoas com deficiência e uma melhor qualidade de vida aos seus familiares, contribuindo com o desenvolvimento local e social da região leste de São Paulo. “Temos uma permissão de uso do parque desde 2010, lá nós realizamos eventos, trilhas e atividades com os deficientes em conjunto com a comunidade. Por conta da pandemia, nós tivemos que parar, mas tínhamos projetos de educação ambiental através de uma horta e cozinha comunitária”, conta Natalia Ramos, Coordenadora Geral da ACDEM.
A região começou a se desenvolver por volta de 1926, com a chegada da ferrovia e a construção da estação ferroviária Comendador Ermelino Matarazzo. As indústrias Matarazzo e Cisper instalaram suas fábricas e as áreas ao redor da estação foram loteadas e transformadas em vila. A denominação inicial do parque presta homenagem não apenas à família, como também à estação ferroviária que recebeu o nome de um dirigente das Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo.
Já o parque Lions Clube Tucuruvi foi implantado no local da antiga praça de mesmo nome após sua área ter sido transferida para o DEPAVE (órgão ambiental do município) em 1987. Situado numa região carente de equipamentos de lazer e cultura, o espaço proporciona aos moradores da região contato com a natureza, oficinas e um local permanente de exposição de fotos.
A estrutura do parque conta também com uma biblioteca, onde você pode pegar um livro emprestado para aproveitar o Bosque da Leitura, e também realizar uma doação, deixando um livro para os próximos visitantes.
Parque Ermelino Matarazzo era uma antiga chácara da tradicional família paulistana
Área das quadras no Parque Lions Clube Tucuruvi é bastante frequentada pelos moradores do entorno
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk