Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Aniversário dos Parques Lineares Ribeirão Caulim e Mongaguá
Os parques lineares Ribeirão Caulim e Mongaguá - Francisco Menegolo completam 14 e 11 anos, respectivamente. Criados com o objetivo de garantir a preservação da vegetação ciliar de córregos, as áreas verdes também servem como lazer para a população do entorno.
Localizado na zona leste de São Paulo, com extensão de quase 2km, o Linear Mongaguá preserva um dos afluentes do Rio Tietê, contribuindo para a drenagem urbana da região. Em sua área ajardinada destacam-se sombreiros, jerivás, copaíbas, uvaias e jambeiros. A área verde homenageia Francisco Menegolo, italiano morador da região que participou da fundação da Sociedade Amigos do Bairro e de lutas por melhorias, luz elétrica, transporte, asfalto e pela construção da Igreja São Francisco de Assis. Francisco também sediava festas de São João muito conhecidas e frequentadas pelos moradores do bairro.
Já o parque Ribeirão Caulim fica localizado na região sul do município, nas margens da Bacia da Represa de Guarapiranga, protegendo o córrego estratégico para o fornecimento de água para a represa. Em sua flora destacam-se abacateiros, embaúbas e paineiras, além de espécies ameaçadas de extinção como canela-sassafrás e cedros. Por ficar próximo ao curso do rio é possível observar uma diversidade de aves aquáticas, como marreca-toicinho, biguá, socó-dorminhoco, garças e saracuras.
Essas áreas verdes são ótimas opções para quem gosta de sentar na grama, praticar esportes na quadra e no gramado sintético do Ribeirão Caulim, fazer atividades nos aparelhos de ginástica ou jogar xadrez nas mesas do Mongaguá.
Parque Linear Ribeirão Caulim
Parque Linear Mongaguá
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk