Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Quinta-feira, 26 de Maio de 2022 | Horário: 11:04
Compartilhe:

Aniversário dos Parques Lineares Ribeirão Caulim e Mongaguá

Neste 28 de maio, as duas áreas verdes comemoram mais um ano de funcionamento

Os parques lineares Ribeirão Caulim e Mongaguá - Francisco Menegolo completam 14 e 11 anos, respectivamente. Criados com o objetivo de garantir a preservação da vegetação ciliar de córregos, as áreas verdes também servem como lazer para a população do entorno.

Localizado na zona leste de São Paulo, com extensão de quase 2km, o Linear Mongaguá preserva um dos afluentes do Rio Tietê, contribuindo para a drenagem urbana da região. Em sua área ajardinada destacam-se sombreiros, jerivás, copaíbas, uvaias e jambeiros. A área verde homenageia Francisco Menegolo, italiano morador da região que participou da fundação da Sociedade Amigos do Bairro e de lutas por melhorias, luz elétrica, transporte, asfalto e pela construção da Igreja São Francisco de Assis. Francisco também sediava festas de São João muito conhecidas e frequentadas pelos moradores do bairro.

Já o parque Ribeirão Caulim fica localizado na região sul do município, nas margens da Bacia da Represa de Guarapiranga, protegendo o córrego estratégico para o fornecimento de água para a represa. Em sua flora destacam-se abacateiros, embaúbas e paineiras, além de espécies ameaçadas de extinção como canela-sassafrás e cedros. Por ficar próximo ao curso do rio é possível observar uma diversidade de aves aquáticas, como marreca-toicinho, biguá, socó-dorminhoco, garças e saracuras.

Essas áreas verdes são ótimas opções para quem gosta de sentar na grama, praticar esportes na quadra e no gramado sintético do Ribeirão Caulim, fazer atividades nos aparelhos de ginástica ou jogar xadrez nas mesas do Mongaguá.

 

Parque Linear Ribeirão Caulim

 

Parque Linear Mongaguá

collections
Galeria de imagens