Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Parque Ecológico Chico Mendes completa 33 anos
Localizado no bairro do Itaim Paulista, na zona leste da cidade, o Parque Ecológico Chico Mendes completa 33 anos. O nome é uma homenagem ao seringueiro, sindicalista e ambientalista assassinado Francisco Mendes Filho (Chico Mendes), conhecido internacionalmente por sua luta pela sustentabilidade. O espaço tem uso definido como cultural, de lazer passivo e voltado para pesquisa e conhecimento do meio ambiente.
Com 61.600 m², o equipamento conta com churrasqueiras, quiosques, quadras de futebol, pista de cooper, sanitários, playgrounds, trilha, nascentes, córrego e lago. Além disso, conta com casarões para reuniões e exposições e um Centro de Convivência e Cooperativas, sob gestão da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
O espaço é reconhecido como um parque ecológico pois tem como objetivo conservar amostras do ecossistema naturais próximo a região, recuperar áreas degradadas e promover sua revegetação. Além disso, o local incentiva atividades de pesquisa, monitoramento ambiental e educação socioambiental.
A região onde se encontra o parque pertencia à antiga Fazenda Chácara Figueira Grande, desapropriada em 1987 para a implantação do parque, aberto em 1989. Seis córregos percorrem o bairro no sentido norte-sul e deságuam no rio Tiête: Itaquera-Itaqueruna, Água Vermelha, Lajeado, Itaim, Tijuco Preto e Três Pontes.
Um dos principais atrativos são as trilhas com dez opções de trajeto, todas sinalizadas e fáceis de serem percorridas pelos visitantes, que se estendem por cerca de cinco quilômetros. Também são oferecidas visitas guiadas com um roteiro básico que é apresentado a grupos diversos, sejam de estudantes ou não.
A flora predominante é de eucaliptal, remanescente de Mata Atlântica ao longo do córrego, áreas ajardinadas, pomar e horta, com destaque para: abacateiro (Persea americana), aroeira-mansa (Schinus terebinthifolia), bambu-chinês (Bambusa tuldoides), bambu-imperial (Bambusa vulgaris), canela-peluda (Endlicheria paniculata), cafeeiro (Coffea arabica), cafezinho (Maytenus evonymoides), castanha-portuguesa (Castanea sativa), cedro-japonês (Cryptomeria japonica), embaúba-prateada (Cecropia hololeuca), gameleira-brava (Ficus organensis).
Já em sua fauna, 74 espécies já foram catalogadas, dentre elas 54 são aves como o joão-teneném, pitiguari, pula-pula, sabiá, saí-canário, socó-dorminhoco, gavião-carijó e coruja-orelhuda. Ainda no parque é possível ver o caranguejo-de-água-doce, cágado-pescoço-de-cobra, lagarto teiú, saguis e gambás-de-orelha-preta.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk