Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Terça-feira, 5 de Julho de 2022 | Horário: 11:08
Compartilhe:

Parque Ecológico Profª Lydia Natalizio Diogo (Vila Prudente) comemora 26 anos

Nome é em homenagem à educadora que atuou na região

O Parque Ecológico Professora Lydia Natalizo Diogo – Vila Prudente celebra seu 26° aniversário nesta terça-feira (5). Localizado na zona leste da cidade, a região onde abriga o parque é conhecida por ter recebido muitos imigrantes do leste europeu (Rússia, Lituânia e Polônia) após a Segunda Guerra Mundial.

A infraestrutura da área verde tem playground, pista de cooper e caminhada, sanitários, viveiro, equipamentos de alongamento e ginástica, um jardim japonês com um lago com cascata e carpas, wi-fi e cachorródromo.

Inaugurado em 1996 como Parque Ecológico de Vila Prudente, somente em 2004, por meio de decreto municipal, recebeu seu nome atual, em homenagem a uma professora que, por muitos anos, atuou em uma escola da região, formando várias gerações de estudantes. O espaço foi implantado para qualificar uma região altamente adensada, carente de áreas verdes e garantir e cooperar com a drenagem urbana.

A flora é composta por eucaliptal (Eucalyptus sp.), gramados e áreas ajardinadas. Ao todo, já foram registradas 75 espécies vasculares das quais duas estão ameaçadas de extinção: pau-brasil (Paubrasilia echinata) e o pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia). Além disso, é comum encontrar no parque o araribá-rosa (Centrolobium tomentosum), cuvitinga (Solanum granulosoleprosum), guapuruvu (Schizolobium parahyba), ingá-banana (Inga vera subsp. affinis), ipê-amarelo (Handroanthus chrysotrichus), ipê-roxo (Handroanthus heptaphyllus), jacarandá-mimoso (Jacaranda mimosifolia), jaqueira (Artocarpus heterophyllus), jasmim-manga (Plumeria rubra) e o jerivá (Syagrus romanzoffiana).

A fauna é predominantemente constituída por aves, tendo 25 espécies catalogadas, com destaques para: asa-branca, carcará, quero-quero, maracanã-pequena, anu-branco, beija-flor-tesoura, pica-pau-do-campo, sabiás e sanhaçus. Também foram registradas sete espécies de borboletas, além do gambá-de-orelha-preta.

Quem foi Lydia Natalizo Diogo?

A professora Lydia Natalizo Diogo começou seus estudos na Escola Normal Padre Anchieta, espaço que futuramente daria início a sua carreira profissional, deixando uma grande influência para o desenvolvimento educacional da região. O nome de sua mãe ao parque foi uma sugestão da própria comunidade, pela importância que a mesma exerceu.

 

 

collections
Galeria de imagens