Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Segunda-feira, 19 de Junho de 2023 | Horário: 15:28
Compartilhe:

Parque Nair Bello faz aniversário nesta quarta-feira (13)

Espaço traz para o público diversão com esportes e o contato com a natureza

Um dos mais recentes parques municipais a serem inaugurados, o Nair Bello celebra seu segundo aniversário. Localizado em Itaquera, a área de 8.600 m² conta com aparelhos de ginástica, arquibancadas, pista de skate, passarela elevada, mirantes, mobiliário, bebedouros, estares e pergolados. O nome da área verde homenageia uma grande atriz e comediante do século XX, que se tornou grande referência nas novelas de rádio e de TV.

A flora do local é composta por 109 espécies de plantas vasculares: 102 angiospermas, 3 gimnospermas e 4 pteridófitos. Deste total, 55 espécies são nativas do município de São Paulo. Também no espaço encontram-se diversas arbóreas típicas dos estágios iniciais e médios de sucessão ecológica. Os principais destaques de plantas são radidófora (Raphidophora decursiva), singônio (Syngonium), taioba (Xanthosoma), árvore-polvo (Schefflera actinophylla), árvore-do-papel-de-arroz (Tetrapanax papyrifer), macaúba (Acrocomia aculeata), areca-bambu (Dypsis lutescens), jerivá (Syagrus romanzoffiana), coqueiro-de-vênus (Cordyline fruticosa), espada-de-são-jorge (Sansevieria trifasciata), ipê amarelo (Handroanthus Chrysotrichus) e o ipê rosa (Handroanthus heptaphyllus).

No parque foram registradas 57 espécies de animais, com destaques para o gavião-carijó, saracura sanã, quero-quero, rolinha-roxa, pombo-doméstico, anu-preto, rabo-branco-de-garganta-rajada, beija-flor-de-peito-azul,pica-pau-anão-de-coleira,choca-de-chapéu-vermelho, joão-de-barro, joão-teneném e o joão-botina-de-brejo.


 

collections
Galeria de imagens