Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Parque Shangrilá comemora seu aniversário hoje
Localizado no bairro do Grajaú, zona sul, o Parque Shangrilá comemora seu aniversário de 14 anos nesta sexta-feira (19/08). Com uma área de 75.000 m² o local oferece atividades regulares de educação ambiental, trilhas monitoradas e faz parte do programa de incentivo permanente à arborização.
Estabelecido próximo à represa Billings, tem como propósito preservar o patrimônio ambiental da cidade, adquirindo áreas verdes potenciais e estratégicas, conservar e desenvolver a biodiversidade e proteger a represa, implantando um sistema de gestão adequado, dentro da Operação Defesa das Águas.
Sua estrutura conta com playground, quadra de areia, área de estar com mesas e bancos, viveiro, nascentes, horta, quadra de futebol e a passagem direta da comunidade pela área com segurança. O parque tem também sanitários, rampa de entrada e áreas de circulação acessíveis. Este espaço fica dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Bororé-Colônia e é conhecido pela educação ambiental e pela permacultura.
A flora do local apresenta áreas ajardinadas, eucaliptal (Eucalyptus sp.) com sub-bosque, horta e vegetação aquática, com destaque para a alface-d’água (Pistia stratites). Alguns exemplos dela são camboatá (Cupania sp.), cedro (Cedrela fissilis), cuvitinga (Solanum granulosoleprosum), embaúba-vermelha (Cecropia glaziovii), guaçatonga (Casearia sylvestris), jerivá (Syagrus romanzoffiana) e tapiá-guaçu (Alchornea sidifolia). Já foram registradas 101 espécies vasculares e dessas estão ameaçadas de extinção: cedro (Cedrela fissilis), palmito-jussara (Euterpe edulis) e pau-brasil (Paubrasilia echinata).
O parque contempla uma fauna bastante heterogênea com 119 espécies, sendo três caramujos, 22 insetos (borboletas, abelhas e formigas), um anfíbio (sapo-cururu), um réptil (lagarto-teiú), um mamífero (gambá-de-orelha-preta) e 89 aves. É importante ressaltar a existência de frugívoros de grande porte como jacuguaçu e tucano-de-bico-preto, que são importantes dispersores de sementes. Outros animais de destaque são garças, socós, biguás, mergulhão-caçador, carão, gavião-caramujeiro, saracuras, jaçanãs, ananaís, pula-pula, bico-chato-de-orelha-preta, caneleiro-preto, picapauzinho-verde-carijó, o arredio-pálido, tiriba e o acauã.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk