Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Terça-feira, 23 de Agosto de 2022 | Horário: 15:24
Compartilhe:

Projetado por Oscar Niemeyer e maior sucesso de visitação da América Latina, Parque Ibirapuera completa 68 anos

De aldeia indígena a versão brasileira do Central Park. Conheça um pouco da história do Ibira

O cartão postal verde mais famoso de São Paulo completa 68 anos neste domingo (21). Idealizado em meados da década de 1920, o Parque Ibirapuera foi inspirado em parques como o Bois de Boulogne, em Paris, Hyde Park, em Londres e o notável Central Park, localizado em Nova Iorque. Mas somente em 1954, o projeto de Oscar Niemeyer foi inaugurado, com 1.584.000m² e como um dos maiores circuitos culturais do mundo, abrigando museus e auditórios. Seu nome provém do tupi-guarani Ypy-ra-ouêra, que significa pau podre, característica marcante da região na época da colonização, quando o espaço ainda abrigava uma aldeia indígena. O parque e todas as suas estruturas são tombados pelo Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1992.

Foto aérea do Parque Ibirapuera

Dentro do Ibira, foram registrados mais de 300 animais, como 44 borboletas, 10 peixes, nove répteis, um anfíbio, mamíferos e em torno de 200 aves. Dentre estas, existem sabiás, joão-de-barro, canário-da-terra, pintassilgo, papagaios, maracanãs e periquitos. Além dos tipos migratórias, que chegam na primavera ou no inverno. A área verde também chama a atenção por suas espécies aquáticas, como as garças, socos, cisnes, marrecos e mergulhões.
 
A flora também é encantadora. Foram catalogadas 528 espécies vasculares, sendo 55 no Campo Experimental da Escola de Jardinagem. As mais conhecidas são o pau brasil, o pau ferro, a sibipiruna, o alecrim-de-campinas, a figueira, a tipiúna, o jacarandá, o chichá, os ipês rosa, branco e amarelo, além das palmeiras.
 
 
 
Lago do Ibirapuera
 
Sua infraestrutura conta com pista de cooper, parque infantil, áreas de estar, ciclofaixa, bicicletário, fonte multimídia, quadras poliesportivas, campos de futebol, aparelhos de ginástica e praças. Sua administração foi concedida à Urbia Parques por 35 anos em 2019, mas há equipamentos administrados pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente: Viveiro Manequinho Lopes, Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), Escola Municipal de Jardinagem e uma Unidade de Atendimento da Divisão de Fauna Silvestre. A Urbia é atualmente responsável pelo Auditório, pela Escola Municipal de Astrofísica, a OCA – Pavilhão Lucas Nogueira Garcez e o Planetário Professor Aristóteles Orsini.
 
O horário de funcionamento do Parque Ibirapuera é das 5h à 0h, e recebe mais de 18 milhões de visitantes por ano, seja para uma visita aos museus e exposições ou para atividades de lazer, como correr, caminhar, meditar, andar de bicicleta, patinar ou, simplesmente, para um banho de sol. 

 

 

 

 

collections
Galeria de imagens