Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Quinta-feira, 15 de Setembro de 2022 | Horário: 17:11
Compartilhe:

Divisão de Projetos Urbanos ministra curso sobre a infraestrutura verde e azul na cidade

A iniciativa é uma parceria entre a SVMA e a Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo e as inscrições para participar vão até 19/9

Nos dias 3 e 4 de outubro está programado de forma online o Seminário de Infraestrutura Verde e Azul, que reúne medidas de enfrentamento às mudanças climáticas. O evento faz parte dos cursos oferecidos pela Escola Municipal de Administração Pública (EMASP). 

As aulas serão ministradas pelos arquitetos e urbanistas da Divisão de Projetos Urbanos da Coordenação de Planejamento Ambiental da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, Wellington Tohoru Nagano e Eduardo Mendes de Oliveira. A infraestrutura verde e azul é uma estratégia de enfrentamento para tornar as cidades mais resilientes e preparadas para as mudanças climáticas. Com o desequilíbrio ambiental, os ciclos de chuvas intensas são mais recorrentes e o aumento de áreas impermeabilizadas junto às margens dos rios dificulta o escoamento da água, assim as áreas verdes ganham a importância na drenagem urbana. Além disso, as mudanças também interferem na elevação da temperatura média da Terra, a diminuição da vegetação nativa e a perda da biodiversidade. 
 
“A infraestrutura verde e azul é uma estratégia que utiliza elementos naturais para compor a infraestrutura urbana, como a drenagem e tratamento de águas pluviais. Está dentro do conceito de Soluções baseadas na Natureza (SbN), que consiste em intervenções de baixo impacto e integradas com a natureza. Em uma cidade como São Paulo, é uma estratégia de planejamento e ação para conciliar o meio urbano com o natural e atenuar os impactos das mudanças climáticas, tornando a cidade mais resiliente às alterações do clima.” afirma Nagano.
 
O curso é voltado a agentes públicos da Prefeitura Municipal de São Paulo do nível superior, como técnicos, gestores, ocupantes de cargos de chefia que possuam formação nas áreas da arquitetura e urbanismo, geografia, engenharia ambiental, agronomia e engenharia civil, com participação na elaboração de planos, diretrizes, projetos e gestão de infraestrutura de drenagem e de áreas verdes.
 
A carga horária é de 6 horas, sendo das 9h às 12h nos dois dias de evento e as inscrições podem ser feitas até a próxima segunda-feira, dia 19 de setembro, no link abaixo:
 
 
A EMASP (Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo) é a escola de governo vinculada à Secretaria Municipal de Gestão responsável pela formação de cerca de 125 mil servidores da Prefeitura, e busca promover a formação e o desenvolvimento institucional, funcional e cidadão dos agentes públicos e da sociedade civil.

 

collections
Galeria de imagens