Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Parque Burle Max comemora seu 27° aniversário
O Parque Burle Max completa 27 anos nesta quinta-feira (29/09). O local conta com 138.279 m² e está situado no Morumbi, zona sul. Na década de 1940 o empresário Baby Pignatari convidou o paisagista Roberto Burle Marx para realizar os jardins de sua casa (que no futuro viria a ser o atual parque), projetada por Oscar Niemeyer.
Como Baby rompeu seu casamento, as obras ficaram interrompidas por tempo indeterminado. A construção permaneceu abandonada e sem grandes mudanças pelos embargos na venda do terreno até os anos 1990. Em 1991 o local passou por uma intervenção e restauração pelo próprio Burle Max. Remanescente da Chácara Tangará, o espaço foi doado à prefeitura e duas manchas de mata nativa foram tombadas pelo Estado de São Paulo em 1994. A inauguração para o público ocorreu em 1995. Hoje é gerido pela Fundação Aron Birmann por um termo de cooperação com a SVMA.
Sua infraestrutura conta com o Jardim Burle Marx, desenvolvido pelo arquiteto e paisagista, pergolado, jardim xadrez e espelho d´água, trilha para passeio pelo meio da mata, playground, horta comunitária, nascentes, lagos, área de Food Park, biblioteca, ilhas flutuantes, casa de taipa e a obra “O Descanso da Sala”.
A fauna é bastante diversificada e é composta por 153 espécies, sendo 55 de aves. Algumas delas que podem ser observadas são o socozinho, savacu, martim-pescador-grande, garça-branca-grande, sabiá-laranjeira, pica-pau-de-cabeça-amarela, jacuguaçu e o tucano-de-bico-verde. Entre os seis mamíferos estão gambá-de-orelha-preta, morcegos e saguis. Dentre os répteis, destacam-se o camaleãozinho, lagarto-teiú, a cobra-dormideira e os cágados tigre-d’água.
Sua vegetação é formada por remanescente de Mata Atlântica, bosque heterogêneo, gramados e áreas ajardinadas. A flora é formada por 188 espécies registradas, como por exemplo a jabuticabeira (Myrciaria cauliflora), eucalipto (Eucalyptus sp.), tapiá-guaçu (Alchornea sidifolia), araribá (Centrolobium tomentosum), cafeeiro (Coffea arabica), carambola (Averrhoa carambola), cinamomo (Melia azedarach), pau-jacaré (Piptadenia gonoacantha), sibipiruna (Poincianella pluviosa subsp. peltophoroides), guaimbé (Philodendron bipinnatifidum), abacateiro (Persea americana), uvaia (Eugenia pyriformis), jaqueira (Artocarpus heterophyllus), jerivá (Syagrus romanzoffiana), marinheiro (Guarea macrophylla subsp. tuberculata), noz-pecã (Carya illinoiensis), paineira (Ceiba speciosa), palmeira-de-leque-china (Livistona chinensis) e os ameaçados de extinção palmito-jussara (Euterpe edulis) e pau-brasil (Paubrasilia echinata).
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk